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Conquistas
Pesquisas sobre Letramento Digital
PESQUISAS SOBRE LETRAMENTO DIGITAL
As profundas mudanças na cultura humana advindas com o crescente avanço das tecnologias digitais transformaram nossa formas de agir, pensar e sentir, o que remete a uma nova condição do humano. Nessa perspectiva, os estudos sobre letramento digital tem avançado no âmbito acadêmico, afinal necessitamos ser cada vez mais capazes de compreender e produzir significações com essas tecnologias nas diversas práticas sociais, utilizando variados dispositivos e ferramentas.
Conforme Lemke (2010, p.455-456):
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. In: Trab. linguist. apl., v.49, n.2, 2010.
Esta atividade envolve o contato com pesquisas sobre esse tema. Portanto, pesquise na internet um artigo sobre Letramento Digital, escrevendo no campo abaixo o título, o objetivo e um breve registro das conclusões do estudo. Em seguida, crie um link que abra o arquivo da pesquisa em outra janela.
Dúvidas sobre a criação do link?????? Assista as dicas do vídeo abaixo.
Visitante - 12/12/2021 16:12:10
Título: O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas
Autor: Mariana Vidotti de Rezende
Objetivos e conclusões do estudo: O artigo escolhido reflete sobre a presença das tecnologias nas práticas escolares, o quão presente essa ferramenta se tornou nos ultimos anos. A autora busca fazer uma contraposição sobre o uso do letramento digital forçado nas escolas, quando na verdade podemos aprender e utiza-lo de uinumeras formas. É falado um piuco sobre o conceito de letramento digital, suas carcteristicas, suas concepções e variações, além de sua aplicação no âmbito educacional. Para a conclusão a autora analoisou as dificuldades encontradas para sair do ensino tradicional, tanto os estudos de letramento quanto de letramento digital conduzem a umareflexão sobre os currículos e também dificuldades encontradas para a ceitação de diversos professores. Ela afirma ainda, é preciso superar essas barreiras e propor atividades pedagógicas que considerem a realidade dos alunos, levando em conta as teorias de letramento e deletramento digital e não desconsiderando as propostas curriculares.
Hemillyn Scaglioni Estreito - 08/12/2021 20:12:50
Título: Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem
Objetivo: O objetivo deste estudo centra-se nas percepções dos alunos idosos para identificar os fatores otimizadores no processo de ensino-aprendizagem em um programa de letramento digital para idosos. As contribuições do público-alvo em relação às abordagens de ensino colaboram com o desenvolvimento de recursos de aprendizagem mais adequados aos idosos.
Conclusões do estudo: De acordo com os participantes, considera-se desejável a apresentação de um conjunto de habilidades, comportamentos e atributos pessoais e profissionais por aquelas pessoas que ensinam idosos a utilizarem a tecnologia, destacando-se os aspectos humanos envolvidos no processo de aprendizagem. Para os alunos idosos, as principais recomendações aos instrutores/monitores de programas de letramento digital são: a) apresentar, principalmente, as qualidades pessoais de ser paciente, calmo e atencioso; b) dominar os conhecimentos sobre as tecnologias e a didática na condução do ensino; c) identificar e adequar a proposta educativa aos déficits sensoriais dos alunos idosos; d) planejar atividades de usabilidade prática da tecnologia na vida cotidiana; e e) favorecer a autonomia do aluno idoso durante a aprendizagem.
Luísa Helena Costa dos Santos - 08/12/2021 16:12:20
Título: Letramento digital: um desafio contemporâneo para a educação Digital literacy: a contemporary challenge for the education
Objetivo: O Objetivo deste artigo é mapear, em diferentes fontes de pesquisa como livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, artigos online, eventos, teses e dissertações, as produções brasileiras sobre o letramento digital, no período de 2000 a 2010.
Conclusões dos estudos:
Atualmente tem poucas produções sobre o letramento digital, mas é um assunto muito importante para a nossa aprendizagem, principalmente porque vivemos num mundo globalizado, aonde as tecnologias estão cada vez mais presentes em nossas vidas.
Esse artigo mostra a importância desse tema, principalmente que se trata de letramento, trazendo reflexões sobre essa temática acerca da formação dos professores, pois trabalhar com letramento digital na educação é oferecer aos alunos um planejamento concreto e mais dinâmico que busca a construção dos saberes é sair da “acomodação” e partir para uma metodologia diferente que irá contribuir para o desenvolvimento dos alunos, mesmo sabendo que poderá dar trabalho no sentido de ficar sempre acompanhando os alunos e buscar atividades diferenciadas intercalando com os conhecimentos prévio dos mesmos, mas o educador tem que rever o seu papel diante o avanço das tecnologias, se querem ficar estagnados no tempo ou aprender para ensinar fazendo de sua aula um espaço de aprendizagens significativas.
Robson Duarte da Silva - 08/12/2021 15:12:28
Título
LETRAMENTO DIGITAL: LEVANTAMENTO DE PESQUISAS EM BASES DE DADOS BRASILEIRAS
Objetivos:
Foi com a intenção de conhecer as pesquisas sobre o tema que este estudo foi desenvolvido, tendo como objetivo levantar pesquisas acadêmicas sobre letramento digital e suas relações com a educação. Na seção 1 apresentamos uma breve exposição para situar o surgimento do termo letramento digital no Brasil, abarcando a discussão sobre os termos letramentos, letramento digital, alfabetização midiática e letramentos digitais, que carregam em si a ideia de aquisição de habilidades básicas (técnica para o uso da mídia e da informática), a preocupação com os domínios mais complexos da participação nas novas e antigas mídias, os direitos do cidadão à inclusão, à compreensão crítica e o empoderamento de conhecimentos para fins e usos nas diversas dimensões da vida. Na seção 2 descrevemos os procedimentos metodológicos da pesquisa que foi desenvolvida em caráter exploratório, a partir de um levantamento realizado nas bases de dados brasileiras Capes e Scielo, no período de 2009 a 2013, explicitando a definição dos critérios de busca e de análise. Na seção 3 apresentamos os resultados do estudo de modo quantitativo. Para uma primeira aproximação com o tema fizemos um levantamento internacional na base de dados Scopus com o termo “digital literacy”. Este levantamento nos ofereceu um panorama sobre a área de concentração dos estudos, o país de produção mais representativa e a distribuição por ano de publicação. Nas bases de dados brasileiras Capes e Scielo levantamos as revistas que mais tem publicação sobre o tema, as áreas em destaque, a classificação Qualis dos artigos e os autores mais citados. Nos objetivos dos estudos localizamos as temáticas e os focos em que os estudos estão centrados.
Conclusão:
Dentre as conclusões que esse estudo trouxe, podemos citar algumas. A partir da base Scopus que nos mostrou resultados internacionais, o tema tendo sido pesquisado de forma constante e crescente nos últimos anos por autores das mais variadas nacionalidades. No Brasil, os textos vêm sendo publicados de forma bem distribuída, não apresentando curvas de tendência nem de crescimento, nem de estagnação, ao contrário do que se poderia esperar quando se sabe que há uma intensificação do uso de tecnologias digitais em todos os níveis, inclusive com uma maior informatização das escolas. Nas bases Scielo e Capes a pesquisa mostrou que os artigos foram publicados em revistas de nível máximo de qualificação dos periódicos Qualis. Essa constatação pode ser um indício de que os artigos relacionados ao letramento digital tem sido compreendidos entre os pares como relevantes e originais para valerem a publicação em conceituados veículos de divulgação de artigos científicos, especialmente os da área de Letras e Linguística. Também denota interesse e aceitação da elite acadêmica pela temática.
Paula Penteado De David - 08/12/2021 12:12:04
Carina dos Reis - 08/12/2021 12:12:23
Título: Letramento digital na cultura digital: o que precisamos compreender?
Objetivos: Analisar a atual conjuntura da sociedade no contexto da cultura digital; apresentar a necessidade de se pensar num letramento digital; e discutir possibilidades de uso dos games no contexto educacional, promovendo ou não o letramento gamer
Conclusão: O estudo conclui que é necessário investir em estudos empíricos para ter consistência nos questionamentos em relação ao tema. Entretanto, reforça que os games podem fazer parte do ensino para explorar potencialidades educativas. Também indica a necessidade de atualização do currículo e sua função social, implicando num modelo que atenda às necessidades dos alunos em seus contextos de vida. A inserção da tecnologia pode incentivar e inspirar os alunos em diversos segmentos.
Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6711176
Luciane Kaster Barcellos Viveiro - 08/12/2021 08:12:31
Título: O LETRAMENTO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDISAGEM NO ENSINO SUPERIOR, DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.
Objetivos: Discutir o Letramento Digital e as estratégias de ensino-aprendisagem para o ensino superior, no contexto do ensino remoto emergencial.
Conclusões do estudo: "Os resultados apontaram que a prática do multiletramento, a partir da construção do conhecimento mediado pelo professor, deve ser uma constante em todos os níveis de aprendizagem do aluno e, a partir da utilização de estratégias de aprendizagens específicas para cada dificuldade, podemos facilitar a compreensão do conteúdo e interagir mais com o aluno, de modo a buscar maior proximidade. Outro ponto observado é que as tecnologias digitais devem ser articuladas com o fazer pedagógico, permitindo, ao aluno e ao professor, a (re)criação de novas práticas de interação, e explorando o letramento digital, a favor do ensino, em ambientes virtuais de aprendizagem".
file:///C:/Users/lucia/Downloads/18576-Article-249903-1-10-20210924.pdf
Luana Echevenguá Arrieche - 07/12/2021 20:12:26
Título: LETRAMENTO DIGITAL, DANÇA VIRTUAL E INCLUSÃO DIGITAL*
Objetivo: " O objetivo desse artigo é fazer uma abordagem sobre a importância do letramento digital como fundamento para a inclusão do usuário, tendo em vista a dança no ciberespaço como objeto de interesse" (Diniz, 2012, p.1)
Conclusões: O seguinte estudo percebe a importância do letramento digital, e vê na cultura Livre a viabilidade para acesso do usuário e aproximação de criadores de conteúdo digital, em específico, abordado no artigo: a relação do usúário com a dança no ciberespaço.
Larissa Lysakowski Venzke - 07/12/2021 14:12:31
Título: Twitteratura: aproximando letramento literário e letramento digital
Objetivo: presente artigo, discutem-se questões teórico-metodológicas acerca do uso de celulares em sala de aula para o trabalho com a twitteratura. Trata-se de microtextos literários, produzidos com até 140 caracteres na rede social Twitter, hibridizando gêneros como tweet, microconto e micropoema presente artigo, discutem-se questões teórico-metodológicas acerca do uso de celulares em sala de aula para o trabalho com a twitteratura. Trata-se de microtextos literários, produzidos com até 140 caracteres na rede social Twitter, hibridizando gêneros como tweet, microconto e micropoema O artigo tem como objetivo discutir questões teórico-metodológicas acerca do uso de celulares na sala de aula para o trabalho com a twitteratura. Trata-se de microtextos literários, produzidos com até 140 caracteres na rede social Twitter, hibridizando gêneros como tweet, microconto e micropoema.
Considerações do estudo: Autores brasileiros reconhecidos pela crítica por sua produção divulgada em outros suportes, como o livro impresso, tais quais Fabrício Carpinejar e Marcus Vinícius de Freitas, também têm produções esteticamente significativas no âmbito da twitteratura, divulgadas a partir de seus perfis na rede (@CARPINEJAR e @marcusvfreitas, respectivamente). Cite-se, a título de exemplo, a postagem aforística de Carpinejar em dezembro de 2014: “O ponto final de uma relação, quando acrescido de outros finais, vira reticências”, ou o microtexto ficcional de Marcus Vinícius de Freitas, postado em março de 2012 e composto segundo uma forma fixa por ele criada – o pentâmetro oitavo7: “vi ontem passar/u'a moça morena/maldade serena/cabelo a voar: mas tinha um canudo/em pleno nariz/pensei bem e fiz/meu ar botocudo”.
Na etapa de leitura, os alunos poderiam utilizar seus aparelhos para navegar no perfil desses cyberpoetas no Twitter, lendo suas postagens, identificando particularidades deste ou daquele autor e recorrências de estilo, conteúdo e forma composicional entre tweets literários de diferentes autores. Já na etapa de interpretação, os alunos poderiam ser incentivados a manifestarem suas opiniões acerca dos textos lidos, por meio também de postagens no Twitter. Além de exercício de “microcrítica literária”, essa estratégia pode conduzir a debates que se estendam para além dos muros da sala de aula, mobilizando inclusive outros usuários da rede na discussão desses textos.
Marcelo Behling Aldrighi - 07/12/2021 09:12:26
Título: Twitteratura: aproximando letramento literário e letramento digital
Objetivo: O artigo discute de forma teórico-metodológica a integração do Twitter (mais especificamente o trabalho com a twitteratura ou microtextos literários) e de dispositivos de telefonia móvel ao trabalho com a Língua Portuguesa e a Literatura nas escolas, cruzando múltiplos letramentos, entre eles o digital e o literário, já que há um aumento da participação dos jovens nas redes sociais e do uso crescente de aparelhos celulares.
Conslusões: O artigo conclui que essa proposta se justifica devido ao fato de os jovens serem usuários massivos de redes sociais como o Twitter e de acessá-las com grande frequência por meio de aparelhos celulares. As particularidades da twitteratura podem ser utilizadas em práticas de leitura literária na escola e em atividades que incentivem a formação de uma comunidade leitora on-line. Além disso, diz que a formação docente precisa contemplar o letramento digital e o alargamento da noção de literatura. Finalmente, propõe aplicar a didática desenvolvida nesse artigo junto a alunos de escola pública a fim de avaliar como essa proposta pode contribuir para as práticas pedagógicas.
Larissa do Prado Martins - 07/12/2021 00:12:07
Título: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Objetivo: Este artigo aborda o letramento digital no interior da discussão sobre a formação de professores, reportando-se às experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. Apresentadas algumas definições de letramento digital, reflete-se sobre os desafios postos à escola pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet. Em seguida, analisa-se como, em sua formação inicial e continuada, os professores são preparados para a inserção dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas e para compreenderem o letramento digital de seus alunos.
Conclusões do estudo: Aqui uma pergunta se impõe: um professor que pertence a outra cultura, um estrangeiro digital, como pode se situar diante do aluno, um nativo digital? Retorno aqui às palavras de Bakhtin sobre o diálogo entre duas culturas. Para o autor, elas, em um movimento dialógico, não perdem sua identidade e não se confundem, mas podem se enriquecer mutuamente ao se colocarem abertas para mútuas aprendizagens. Essa abertura poderá possibilitar aos educadores um novo olhar para si mesmos e para o outro, que tem uma visão de mundo diferente da sua. Nesse sentido, é importante que educadores (e eu me coloco nesse lugar) comecem a reconhecer que o aluno nativo digital tem um conhecimento específico que nós não temos: ele tem um letramento digital no sentido amplo, e não apenas um domínio técnico. Como falta ao professor o letramento digital e ele não reconhece esse letramento digital do aluno como conhecimento, mas como técnica, o professor também não se reconhece como um não-letrado digital. Como não temos esse conhecimento, precisamos realizar o movimento de aprender com o aluno que o detém. Aqui, lembro uma instigante frase de Pasolini, em seu livro Jovens infelizes: “Não se pode ensinar se ao mesmo tempo não se aprende” (1990, p. 132).
Situo, assim, o papel do professor na contemporaneidade como formador de novos docentes, que terão como alunos nativos digitais. Formação que deve ter uma ancoragem consistente na epistemologia do conhecimento, compreendendo-o como algo provisório e transitório, mas que tem regras e rigor. Ou seja, o educador é aquela pessoa que tem de estar sempre aberta ao novo, para investigá-lo e ver o que ele representa para o conhecimento e para a aprendizagem. Para formar futuros professores para o trabalho com nativos digitais faz-se necessário enfrentar a responsabilidade de uma constante atualização, a defasagem entre o seu letramento digital e o do aluno, e manter o distanciamento possibilitador de um olhar crítico diante do que a tecnologia digital oferece. Assim, espera-se que, nessa era da internet, o professor possa fazer de sua sala de aula um espaço de construções coletivas, de aprendizagens compartilhadas.
Link.
Larissa do Prado Martins - 07/12/2021 00:12:09
Título: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Objetivo: Este artigo aborda o letramento digital no interior da discussão sobre a formação de professores, reportando-se às experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. Apresentadas algumas definições de letramento digital, reflete-se sobre os desafios postos à escola pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet. Em seguida, analisa-se como, em sua formação inicial e continuada, os professores são preparados para a inserção dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas e para compreenderem o letramento digital de seus alunos.
Conclusões do estudo: Aqui uma pergunta se impõe: um professor que pertence a outra cultura, um estrangeiro digital, como pode se situar diante do aluno, um nativo digital? Retorno aqui às palavras de Bakhtin sobre o diálogo entre duas culturas. Para o autor, elas, em um movimento dialógico, não perdem sua identidade e não se confundem, mas podem se enriquecer mutuamente ao se colocarem abertas para mútuas aprendizagens. Essa abertura poderá possibilitar aos educadores um novo olhar para si mesmos e para o outro, que tem uma visão de mundo diferente da sua. Nesse sentido, é importante que educadores (e eu me coloco nesse lugar) comecem a reconhecer que o aluno nativo digital tem um conhecimento específico que nós não temos: ele tem um letramento digital no sentido amplo, e não apenas um domínio técnico. Como falta ao professor o letramento digital e ele não reconhece esse letramento digital do aluno como conhecimento, mas como técnica, o professor também não se reconhece como um não-letrado digital. Como não temos esse conhecimento, precisamos realizar o movimento de aprender com o aluno que o detém. Aqui, lembro uma instigante frase de Pasolini, em seu livro Jovens infelizes: “Não se pode ensinar se ao mesmo tempo não se aprende” (1990, p. 132).
Situo, assim, o papel do professor na contemporaneidade como formador de novos docentes, que terão como alunos nativos digitais. Formação que deve ter uma ancoragem consistente na epistemologia do conhecimento, compreendendo-o como algo provisório e transitório, mas que tem regras e rigor. Ou seja, o educador é aquela pessoa que tem de estar sempre aberta ao novo, para investigá-lo e ver o que ele representa para o conhecimento e para a aprendizagem. Para formar futuros professores para o trabalho com nativos digitais faz-se necessário enfrentar a responsabilidade de uma constante atualização, a defasagem entre o seu letramento digital e o do aluno, e manter o distanciamento possibilitador de um olhar crítico diante do que a tecnologia digital oferece. Assim, espera-se que, nessa era da internet, o professor possa fazer de sua sala de aula um espaço de construções coletivas, de aprendizagens compartilhadas.
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Larissa do Prado Martins - 07/12/2021 00:12:43
Título: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Objetivo: Este artigo aborda o letramento digital no interior da discussão sobre a formação de professores, reportando-se às experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. Apresentadas algumas definições de letramento digital, reflete-se sobre os desafios postos à escola pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet. Em seguida, analisa-se como, em sua formação inicial e continuada, os professores são preparados para a inserção dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas e para compreenderem o letramento digital de seus alunos.
Conclusões do estudo: Aqui uma pergunta se impõe: um professor que pertence a outra cultura, um estrangeiro digital, como pode se situar diante do aluno, um nativo digital? Retorno aqui às palavras de Bakhtin sobre o diálogo entre duas culturas. Para o autor, elas, em um movimento dialógico, não perdem sua identidade e não se confundem, mas podem se enriquecer mutuamente ao se colocarem abertas para mútuas aprendizagens. Essa abertura poderá possibilitar aos educadores um novo olhar para si mesmos e para o outro, que tem uma visão de mundo diferente da sua. Nesse sentido, é importante que educadores (e eu me coloco nesse lugar) comecem a reconhecer que o aluno nativo digital tem um conhecimento específico que nós não temos: ele tem um letramento digital no sentido amplo, e não apenas um domínio técnico. Como falta ao professor o letramento digital e ele não reconhece esse letramento digital do aluno como conhecimento, mas como técnica, o professor também não se reconhece como um não-letrado digital. Como não temos esse conhecimento, precisamos realizar o movimento de aprender com o aluno que o detém. Aqui, lembro uma instigante frase de Pasolini, em seu livro Jovens infelizes: “Não se pode ensinar se ao mesmo tempo não se aprende” (1990, p. 132).
Situo, assim, o papel do professor na contemporaneidade como formador de novos docentes, que terão como alunos nativos digitais. Formação que deve ter uma ancoragem consistente na epistemologia do conhecimento, compreendendo-o como algo provisório e transitório, mas que tem regras e rigor. Ou seja, o educador é aquela pessoa que tem de estar sempre aberta ao novo, para investigá-lo e ver o que ele representa para o conhecimento e para a aprendizagem. Para formar futuros professores para o trabalho com nativos digitais faz-se necessário enfrentar a responsabilidade de uma constante atualização, a defasagem entre o seu letramento digital e o do aluno, e manter o distanciamento possibilitador de um olhar crítico diante do que a tecnologia digital oferece. Assim, espera-se que, nessa era da internet, o professor possa fazer de sua sala de aula um espaço de construções coletivas, de aprendizagens compartilhadas.
Link.
Larissa do Prado Martins - 07/12/2021 00:12:43
Título: LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Objetivo: Este artigo aborda o letramento digital no interior da discussão sobre a formação de professores, reportando-se às experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. Apresentadas algumas definições de letramento digital, reflete-se sobre os desafios postos à escola pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet. Em seguida, analisa-se como, em sua formação inicial e continuada, os professores são preparados para a inserção dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas e para compreenderem o letramento digital de seus alunos.
Conclusões do estudo: Aqui uma pergunta se impõe: um professor que pertence a outra cultura, um estrangeiro digital, como pode se situar diante do aluno, um nativo digital? Retorno aqui às palavras de Bakhtin sobre o diálogo entre duas culturas. Para o autor, elas, em um movimento dialógico, não perdem sua identidade e não se confundem, mas podem se enriquecer mutuamente ao se colocarem abertas para mútuas aprendizagens. Essa abertura poderá possibilitar aos educadores um novo olhar para si mesmos e para o outro, que tem uma visão de mundo diferente da sua. Nesse sentido, é importante que educadores (e eu me coloco nesse lugar) comecem a reconhecer que o aluno nativo digital tem um conhecimento específico que nós não temos: ele tem um letramento digital no sentido amplo, e não apenas um domínio técnico. Como falta ao professor o letramento digital e ele não reconhece esse letramento digital do aluno como conhecimento, mas como técnica, o professor também não se reconhece como um não-letrado digital. Como não temos esse conhecimento, precisamos realizar o movimento de aprender com o aluno que o detém. Aqui, lembro uma instigante frase de Pasolini, em seu livro Jovens infelizes: “Não se pode ensinar se ao mesmo tempo não se aprende” (1990, p. 132).
Situo, assim, o papel do professor na contemporaneidade como formador de novos docentes, que terão como alunos nativos digitais. Formação que deve ter uma ancoragem consistente na epistemologia do conhecimento, compreendendo-o como algo provisório e transitório, mas que tem regras e rigor. Ou seja, o educador é aquela pessoa que tem de estar sempre aberta ao novo, para investigá-lo e ver o que ele representa para o conhecimento e para a aprendizagem. Para formar futuros professores para o trabalho com nativos digitais faz-se necessário enfrentar a responsabilidade de uma constante atualização, a defasagem entre o seu letramento digital e o do aluno, e manter o distanciamento possibilitador de um olhar crítico diante do que a tecnologia digital oferece. Assim, espera-se que, nessa era da internet, o professor possa fazer de sua sala de aula um espaço de construções coletivas, de aprendizagens compartilhadas.
Marcelo Behling Aldrighi - 06/12/2021 23:12:03
Título: Twitteratura: aproximando letramento literário e letramento digital
Para tanto, propõe-se aqui a integração do Twitter e de dispositivos de telefonia
móvel ao trabalho com a Língua Portuguesa e a Literatura nas escolas, mais
especificamente no que tange ao cruzamento de múltiplos letramentos (ROJO, 2009),
entre eles o digital e o literário. Com vistas a esse propósito, discute-se o uso de tais
recursos no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em ambientes digitais a partir da
esfera discursiva da twitteratura, isto é, de textos literários cuja produção, circulação e
recepção se dá na rede social Twitter
Para tanto, propõe-se aqui a integração do Twitter e de dispositivos de telefonia
móvel ao trabalho com a Língua Portuguesa e a Literatura nas escolas, mais
especificamente no que tange ao cruzamento de múltiplos letramentos (ROJO, 2009),
entre eles o digital e o literário. Com vistas a esse propósito, discute-se o uso de tais
recursos no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em ambientes digitais a partir da
esfera discursiva da twitteratura, isto é, de textos literários cuja produção, circulação e
recepção se dá na rede social Twitter
Para tanto, propõe-se aqui a integração do Twitter e de dispositivos de telefonia
móvel ao trabalho com a Língua Portuguesa e a Literatura nas escolas, mais
especificamente no que tange ao cruzamento de múltiplos letramentos (ROJO, 2009),
entre eles o digital e o literário. Com vistas a esse propósito, discute-se o uso de tais
recursos no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em ambientes digitais a partir da
esfera discursiva da twitteratura, isto é, de textos literários cuja produção, circulação e
recepção se dá na rede social Twitter
Para tanto, propõe-se aqui a integração do Twitter e de dispositivos de telefonia
móvel ao trabalho com a Língua Portuguesa e a Literatura nas escolas, mais
especificamente no que tange ao cruzamento de múltiplos letramentos (ROJO, 2009),
entre eles o digital e o literário. Com vistas a esse propósito, discute-se o uso de tais
recursos no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em ambientes digitais a partir da
esfera discursiva da twitteratura, isto é, de textos literários cuja produção, circulação e
recepção se dá na rede social Twitter
Para tanto, propõe-se aqui a integração do Twitter e de dispositivos de telefonia
móvel ao trabalho com a Língua Portuguesa e a Literatura nas escolas, mais
especificamente no que tange ao cruzamento de múltiplos letramentos (ROJO, 2009),
entre eles o digital e o literário. Com vistas a esse propósito, discute-se o uso de tais
recursos no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em ambientes digitais a partir da
esfera discursiva da twitteratura, isto é, de textos literários cuja produção, circulação e
recepção se dá na rede social Twitter
Para tanto, propõe-se aqui a integração do Twitter e de dispositivos de telefonia
móvel ao trabalho com a Língua Portuguesa e a Literatura nas escolas, mais
especificamente no que tange ao cruzamento de múltiplos letramentos (ROJO, 2009),
Dulce Mara Moraes Jost - 06/12/2021 21:12:25
Título: Letramento digital: um desafio contemporâneo para a educação
Objetivo: Mapear, em diferentes fontes de pesquisa como livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, artigos online, eventos, teses e dissertações, as produções brasileiras sobre o letramento digital, no período de 2000 a 2010.
Conclusões do estudo: Nosso objetivo não foi estabelecer parâmetros fixos para analisar os níveis ou tipos de letramentos digitais. Ao contrário, buscamos ampliar o entendimento de leitura e escrita na tela do computador . Constatamos ainda, através do mapeamento realizado, que o uso das tecnologias digitais e a conseqüente emergência do letramento digital são grandes desafios para a escola brasileira. Os espaços educacionais são responsáveis por aumentar o repertório dos gêneros discursivos dos sujeitos, por formar cidadãos que participem ativamente dos contextos sociais, respondendo às demandas impostas pela sociedade.
Cristiane da Rosa Juli - 06/12/2021 20:12:46
Título: Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y
Objetivo: Usar as tecnologias nas escolas, para tornar-se um aprendizado mais eficaz e participativo.
Conclusões do estudo:
Percebemos que contínuamente a sociedade está mudando, sendo assim nossos hábitos e costumes também, grande parte desse processo se envolve em meio ao ambiente tecnológico, nossas amizades hoje por exemplo, são mais virtuais do que reais, conversamos muito mais por aplicativos do que pessoalmente, antigamente se desprendia de mais tempo visitando amigos e parentes, como vimos tudo muda, hoje numa fração de tempo, fazemos multitarefas.
"Conforme Palfrey e Gasser ( 2008 ), a Geração Y é formada pelos nativos digitais, ou seja sujeitos que nasceram no início de 1990 quando as tecnologias entraram na sociedades com muita intensidade." Sendo assim é imprescendível que devemos acompanhar essa transformação, nos desenvolvendo cada vez mais como sujeitos tecnológicos, nesse movimento contínuo e inenturrupto de aprendizagem seja na nossa vida social ou escolar.Segundo Palfrey e Gasser (2008), a Geração Y é formada pelos nativos digitais, ou seja, sujeitos que nasce-ram no início dos anos 1990 quando as novas tecnologias entraram nas sociedades com muita intensidade.
Segundo Palfrey e Gasser (2008), a Geração Y é formada pelos nativos digitais, ou seja, sujeitos que nasce-ram no início dos anos 1990 quando as novas tecnologias entraram nas sociedades com muita intensidade. Segundo Palfrey e Gasser (2008), a Geração Y é formada pelos nativos digitais, ou seja, sujeitos que nasce-ram no início dos anos 1990 quando as novas tecnologias entraram nas sociedades com muita intensidade.
link http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/748/149
Quetelim Andreoli Teixeira - 06/12/2021 20:12:49
Título: Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y
Objetivo: O objetivo foi identificar como essa a geração Y tem aprendido e utilizado as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro e fora da escola.
Conclusões do estudo: Os resultados indicaram que a Geração Y, por estar exposta a equipamentos
tecnológicos desde cedo, tende a adquirir o letramento digital tão naturalmente quanto aprende a andar e a falar e acarreta impactos
positivos no seu processo de aprendizagem escolar.
Link de acesso ao PDF do artigo!
Luana Echevenguá Arrieche - 05/12/2021 23:12:29
Título: LETRAMENTO DIGITAL, DANÇA VIRTUAL E INCLUSÃO DIGITAL
Objetivos: "O objetivo desse artigo é fazer uma abordagem sobre a importância do letramento digital como fundamento para a inclusão do usuário, tendo em vista a dança no ciberespaço como objeto de interesse" (DINIZ, 2012, p.1)
Conclusões do estudo:
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Bernadete Sandy Vicente - 03/12/2021 21:12:59
Título: Letramento digital no ensino de Língua Portuguesa em uma escola do semiárido potiguar: os jogos educativos na mediação do ensino - aprendizagem
Objetivo: A utiização das ferramentas tecnológicas vem impactando o modo de viver da sociedade e, consequentemente, os modos de ensinar e aprender. Praticamente não há comunicação oral entre as pessoas, porque elas passaram a se comunicar mais por mensagem de texto, impulsionando assim alguns pesquisadores a discutir o letramento digital, que nada mais é do que a compreensão do que está escrevendo ou lendo. Utiliza-se a metodologia a análise das práticas do ensino, por meio de uma oficina com jogos digitais, intitulada do Letramento Digital no Ensino da Língua Portuguesa, aplicada em uma escola estadual, ma cidade de Angicos/RN, para os alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental.
Conclusões do estudo: A educação pode evoluir de acordo com as tendências educacionais e os novos suportes tecnológicos são excelentes recursos didático-pedagógico, que podem promover autonomia, a criatividade e a inovação do educando na sala de aula, possuindo um fator diferenciador nesta nova concepção de educação, permitindo a reflexão de uma visão mais ampla do universo educacional. Portanto, encontra-se no letramento digital um possível caminho que estimule a busca do educando por novos conhecimentos, de modo que o computador seja um instrumento que os ajude a ter uma postura mais crítica mediante ao que está por trás da tela, implicando no domínio de um conjunto de novas informações e nas práticas de leitura, escrita e interpretação mais analítica sobre o meio ao qual está inserido.
Jaqueline Garcia Machado - 03/12/2021 19:12:57
Título: Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y
Objetivo: O objetivo da pesquisa foi identificar como a geração Y tem aprendido e utilizado as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) dentro e fora da escola.
Conclusões do estudo: Os resultados indicam que essas novas gerações, por serem nativos digitais, adquirem o letramento digital de forma natura e sem esforço. Isso impacta de forma positiva no seu processo de aprendizagem escolar.