Por Bom Dia Rio
Escola no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio, abriu na manhã desta segunda (19) para retorno das aulas presenciais — Foto: Reprodução / TV Globo
A rede estadual de educação do RJ começa [começar - regular] nesta segunda-feira (19) a retomar as atividades presenciais. Professores e servidores serão testados para saber se têm [ter - irregular] Covid-19 ao longo desta semana.
A Secretaria Estadual de Educação afirmou à TV Globo que “a testagem não é [ser - irregular] obrigatória e segue [seguir- irregular] as orientações da Secretaria de Saúde”.
Ainda de acordo com a pasta, testes serão feitos nos servidores “ao longo desta semana, nos municípios que estão [estar- irregular] na listagem de retorno das aulas presenciais, de acordo com a entrega dos kits que está [estar- irregular] sendo realizada pela Secretaria Estadual de Saúde”.
O retorno é [ser- irregular] válido para turmas do 3º ano do ensino médio, que vão [ir- irregular] prestar o Enem em 2021. Mas somente 63 mil dos 126 mil que estudam [estudar - regular] nesse segmento devem [dever - regular] retornar nesta segunda, pois apenas 16 dos 92 municípios do RJ permitiram a reabertura das escolas.
No restante do estado, as atividades pedagógicas serão exclusivamente remotas, por decisão das prefeituras, ou por conta da classificação laranja de contágio, como é [ser- irregular] o caso do Centro-Sul Fluminense.
Mesmo sem aulas presenciais, todas as escolas da rede ficarão abertas para que os estudantes retirem o material didático e o kit-alimentação.
O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) afirma [afirmar - regular] ser contrário ao retorno. A entidade considera [considerar - regular] que a secretaria deveria seguir outras instituições da rede estadual — como o Colégio de Aplicação da Uerj e a rede da Faetec — e não voltar às aulas presencias em 2020.
Em assembleia virtual no dia 10, os profissionais da rede estadual decidiram manter a greve pela vida, com o ensino remoto.
“Abrir escola hoje significa [significar - regular] aumentar o número de pessoas, de carros, ônibus nas ruas, e consequentemente o aumento da contaminação”, pontuou Dione Lins, coordenadora do Sepe-RJ.
“A rede estadual vai ser a cobaia? Por isso o Sepe é [ser- irregular] contra o retorno presencial. Escolas fechadas são [ser- irregular] vidas preservadas”, emendou.
O Sepe sustenta [sustentar - regular] ainda que a testagem proposta pela secretaria não é [ser - irregular] eficaz.
“Para nós, a testagem deve [dever - regular] ser realizada para toda a população, e não só para a educação. Não deve [dever - regular] ser condição de retorno ao trabalho presencial nesse momento”, explicou.
Dentro dos municípios que vão [ir- irregular] retornar, há [haver - irregular] 24 escolas que não iniciarão suas aulas presenciais, porque suas equipes de direção declararam fazer parte do grupo de risco da covid-19.
A secretaria informou que, ao longo da semana, providenciará uma solução administrativa para a retomada das atividades nestas unidades.
Fonte: G1 - O portal de notícias da Globo.