Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
- Zerar
- Hipertexto: Letramento Digital
- Hipertexto: Simple present
- Hipertexto: Prevenção de Incêndios
- Memória: Present Continuous
- Ciborguização
- Cloze: Quantifiers
- Cloze Los Falsos Amigos
- Sequência: Los conectores
- Sequência: Habilidades
- Eclipse: História escondida
- Eclipse: Comercial do carro UP
- Quiz: TICs
- Quiz: gifs e memes
- Composer: Turma da Mônica
- Composer: Recursos Educacionais Abertos
- Organizador: Basic Focus 1
- Sistemas informatizados
- Concluir
- Sair da atividade
- Hipertexto: Letramento Digital
- Hipertexto: Simple present
- Hipertexto: Prevenção de Incêndios
- Memória: Present Continuous
- Ciborguização
- Cloze: Quantifiers
- Cloze Los Falsos Amigos
- Sequência: Los conectores
- Sequência: Habilidades
- Eclipse: História escondida
- Eclipse: Comercial do carro UP
- Quiz: TICs
- Quiz: gifs e memes
- Composer: Turma da Mônica
- Composer: Recursos Educacionais Abertos
- Organizador: Basic Focus 1
- Sistemas informatizados
- Concluir
- x/x
Sequência: Habilidades
De acordo com Hague e Payton (2010), o letramento digital deve ser percebido como um direito indispensável do indivíduo voltado ao desenvolvimento de compreensões e de habilidades que permitam a participação plena e ativa na vida social, cultural, econômica, cívica e intelectual em um crescente mundo digital. Assim, ressaltam a necessidade de a escola assumir um importante papel na preparação dos estudantes para essa realidade, em atividades que promovam:
1. pensar sobre o uso de mídias digitais na criação de significados, entendendo que toda elas são criadas para um determinado fim e um determinado público.
2. questionar, analisar, examinar, avaliar e formular argumentos sobre o conteúdo, a estrutura e a forma de utilização mídias digitais, adotando uma postura reflexiva capaz de ir além do óbvio.
3. perceber que cada ato de significação está inserido dentro de contextos sociais, culturais e históricos modeladores das mídias digitais.
4. perceber como as tecnologias digitais podem apoiar a criação colaborativa de significados e conhecimentos a partir do diálogo e da discussão, tanto na escola como fora dela.
5. definir o tipo de informação necessária para uma determinada atividade, tarefa ou discussão, saber qual a melhor maneira de encontrá-la e avaliar a confiabilidade e a relevância de sua fonte.
6. reconhecer e participar das diversas formas de comunicação mediadas pelas tecnologias digitais.
7. refletir sobre o uso adequado das tecnologias digitais e expandir o pensamento crítico acerca do tipo de conteúdo divulgado.
8. desenvolver capacidade e competência técnica para operar ferramentas digitais de forma eficiente e adaptar essas habilidades no uso de novas ferramentas.
HAGUE, C.; PAYTON, S. Digital literacy across the curriculum. In: Futurelab - innovation in education. 2010.
Cada uma das palavras abaixo sintetiza uma das habilidades numeradas pelos autores. Coloque-as na ordem correta, conforme a sequência do texto.