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Breve definição de Sistemas de Autoria
A expansão da internet e a necessidade de sistemas de autoria
O avanço da internet e as mudanças tecnológicas produziram a necessidade de gerenciar o processo educacional por meio das novas tecnologias da informação e comunicação, surgindo assim os LMS (Learning Management Systems), os sistemas gerenciadores de aprendizagem erroneamente apelidados na língua portuguesa de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Com a aparição desses sistemas alavancou a demanda da educação a distância gerando uma necessidade de torná-los mais amigáveis, mais fáceis de usar e que contemplem situações de ensino e aprendizagem mais próximos a realidade escolar presencial, sendo necessário recursos multimídia, esta necessidade foi então preenchida pelos novos sistemas de autoria. (Santana, Medeiros Filho, 2013)
Sistemas de autoria: definição
Segundo Santana, Medeiros Filho (2013), “os sistemas de autoria tem como principal função prover a usuários finais a possibilidade de utilizarem recursos multimídia para realizar um processo de mediação. Sendo um programa de arquivos digitais incluindo recursos multimídias como: texto escrito, imagem, som e vídeo, podendo ser guardados em diferentes mídias e propícios para serem visualizados em tela de computador”.
Produção de Objetos de aprendizagem por meio de sistemas de autoria
Segundo Leffa (2013), objeto de aprendizagem “pode ser qualquer objeto usado para a aprendizagem – uma gravação, um vídeo, um conjunto de varetas”, mas para sua produção devem ser considerados os elementos de adaptabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade, que são vistos como:
- Adaptabilidade: visto como uma fusão da granularidade e reusabilidade, o objeto é propício a se encaixar em outros módulos, promovendo um bloco maior
- Inteporebilidade: o objeto é adaptável a outros sistemas operacionais, mantendo a aparência externa e modificando apenas a estrutura interna
- Recuperabilidade: pode ser facilmente acessado, em tempo rápido, quando armazenado em algum acervo ou repositório
Referencias bibliográficas:
SANTANA, Claudia Heideman; MEDEIROS FILHO, Dantes Alves. Introdução a evolução dos sistemas de autoria e de gerenciadores de aprendizagem. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20140310_162117.pdf Acessado em: 18 set, 2017
LEFFA, Vilson J. Sistemas de autoria para a produção de objetos de aprendizagem. In: BRAGA, Junia (Org.). Integrando tecnologias no ensino de Inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Edições SM, 2012, p. / 174-191. (Coleção Somos Mestres; PNBE do Professor, 2013). Disponível em http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Sistemas_de_autoria.pdf Acessado em: 18 set, 2017.