Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
- Zerar
- Partiu #Pesquisar #Publicar
- Relacionando cada parte...
- Este resumo está estranho!
- Outro resumo fora de ordem!
- O que é o que?
- Vamos praticar mais uma vez?
- Nas entrelinhas de um resumo
- Lendo criticamente um resumo
- Pensando sobre as 'Palavras-chave'
- O poder da síntese
- Agora é a sua vez de escrever um resumo
- Concluir
- Sair da atividade
- Partiu #Pesquisar #Publicar
- Relacionando cada parte...
- Este resumo está estranho!
- Outro resumo fora de ordem!
- O que é o que?
- Vamos praticar mais uma vez?
- Nas entrelinhas de um resumo
- Lendo criticamente um resumo
- Pensando sobre as 'Palavras-chave'
- O poder da síntese
- Agora é a sua vez de escrever um resumo
- Concluir
- x/x
Lendo criticamente um resumo
Vamos seguir partindo da seguinte premissa: você, enquanto leitor, ao tentar comprender melhor um resumo acadêmico através da leitura, considerará enquanto autor, na hora da escrita, a clareza e a coerência das informações que o seu resumo deve apresentar.
Assim, vamos "estudar" mais profundamente um resumo.
Agora, ao invés de apresentar afirmativas possíveis de serem Verdadeiras ou Falsas, vamos apresentar questões.
Você deve ler o resumo a seguir e assinalar a alternativa mais adequada.
A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: novos desafios para as faculdades de Educação
Acacia Zeneida Kuenzer
Este artigo propõe-se a apresentar os novos desafios para as Faculdades de Educação no que diz respeito aos impactos das mudanças ocorridas no mundo do trabalho para a formação de professores. Estes impactos, por um lado, apontam para a necessidade de universalização da educação básica com 11 anos de duração, a exigir um concentrado esforço de qualificação de professores em nível universitário. Por outro, contraditoriamente, acabam por determinar políticas públicas de educação e de formação de professores que, em face da redução dos fundos públicos e das políticas dos agentes financeiros internacionais, re-editam a diferenciação de propostas pedagógicas para incluídos e excluídos. Estas, sempre aligeiradas e de baixo custo, dão origem a uma proposta de formação não universitária nos mesmos moldes. Com base nesta análise, o artigo recupera as especificidades do trabalho do professor e apresenta um conjunto de propostas para a reorganização das Faculdades de Educação.
Sobre o(s) objetivo(s) de uma pesquisa (pois podemos ter um objetivo ou vários). Este(s), em geral, são apresentados através de um verbo, na maioria das vezes na forma infinitiva.
Na internet podemos encontrar inúmeras listas de verbos para usar na seção de objetivo de um resumo ou artigo acadêmico.
Tendo em vista o resumo apresentado, assinale a alternativa que apresenta de forma mais adequada o objetivo da autora.
Uma dica: o foco está no verbo empregado para iniciar o período.
Sobre o(s) sujeito(s) de pesquisa. Estes, em um resumo acadêmico, geralmente são apresentados na seção de #metodologia.
Há aqueles que preferem o termo "Sujeitos de pesquisa", por se tratar de indivíduos que são analisados, estudados e/ou talvez consultados na investigação, distantes o sufuciente. Há aqueles que, por outro lado, preferem o termo "Participantes de pesquisa", para enfatizar que estes sujeitos participam mais de forma mais direta ou ativa do estudo. Eles colaboram diretamente com o que é investigado na pesquisa. É o caso, por exemplo, de alunos em uma pesquisa-ação realizada por um professor de Ensino Médio que deseja aprimorar seu material didático.
Você já parou para pensar se, nas suas pesquisas, os indivíduos são #sujeitos (mais passívos, muitas vezes estudados ou comentados "de longe"), ou mais #participantes (mais ativos, muitas vezes intervindo diretamente no estudo)?
Tendo em vista esta distinção conceitual, avalie se no resumo apresentado temos Sujeitos ou Participantes.
Agora você já pode pensar, no futuro, em considerar o(s) objetivo(s) e o(s) sujeito(s) ou participante(s) de pesquisa na sua próxima investigação científica.