De acordo com Hague e Payton (2010), o letramento digital deve ser percebido como um direito indispensável do indivíduo voltado ao desenvolvimento de compreensões e de habilidades que permitam a participação plena e ativa na vida social, cultural, econômica, cívica e intelectual em um crescente mundo digital. Assim, ressaltam a necessidade de a escola assumir um importante papel na preparação dos estudantes para essa realidade, em atividades que promovam:
1. pensar sobre o uso de mídias digitais na criação de significados, entendendo que toda elas são criadas para um determinado fim e um determinado público.
2. questionar, analisar, examinar, avaliar e formular argumentos sobre o conteúdo, a estrutura e a forma de utilização mídias digitais, adotando uma postura reflexiva capaz de ir além do óbvio.
3. perceber que cada ato de significação está inserido dentro de contextos sociais, culturais e históricos modeladores das mídias digitais.
4. perceber como as tecnologias digitais podem apoiar a criação colaborativa de significados e conhecimentos a partir do diálogo e da discussão, tanto na escola como fora dela.
5. definir o tipo de informação necessária para uma determinada atividade, tarefa ou discussão, saber qual a melhor maneira de encontrá-la e avaliar a confiabilidade e a relevância de sua fonte.
6. reconhecer e participar das diversas formas de comunicação mediadas pelas tecnologias digitais.
7. refletir sobre o uso adequado das tecnologias digitais e expandir o pensamento crítico acerca do tipo de conteúdo divulgado.
8. desenvolver capacidade e competência técnica para operar ferramentas digitais de forma eficiente e adaptar essas habilidades no uso de novas ferramentas.
HAGUE, C.; PAYTON, S. Digital literacy across the curriculum. In: Futurelab - innovation in education. 2010.
Cada uma das palavras abaixo sintetiza uma das habilidades numeradas pelos autores. Coloque-as na ordem correta, conforme a sequência do texto.