Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
Transitividade verbal
Os verbos possuem uma característica chamada de transitividade verbal. Mas o que é isso? É quando o verbo precisa ou não de um complemento (objeto).
Dentro da transitividade, podemos dizer que os verbos são intransitivos ou transitivos:
Intransitivos - verbos que não pedem complemento (objeto). Podemos dizer que esse tipo de verbo carrega a informação completa, não necessitando de nenhum outro termo que amplie o seu significado.
Exemplo: O meu cachorro morreu.
No exemplo acima, o verbo morrer carrega toda a informação que precisamos saber, ou seja, não ficaremos com dúvida em relação à informação repassada pela oração e por isso não precisamos acrescentar um complemento (objeto) ao verbo.
Transitivos - verbos que necessitam de um complemento (objeto) porque não podem nos fornecer a informação completa.
Exemplo: Mauro comprou uma camisa nova.
No exemplo acima, se não completássemos o verbo comprar com o termo "uma camisa nova", não saberíamos o que Mauro havia comprado. O termo "uma camisa nova" funciona como objeto do verbo comprar.
O verbos transitivos podem estar em três categorias:
1) Transitivos diretos - não exigem que o objeto apresente uma preposição para unir-se ao verbo, ou seja, objeto direto.
Exemplo: Maria vende doces.
Repare que o verbo vender (quem vende, vende algo) não exige que seja acrescentada uma preposição (à, a, ao, para, de, com) ao objeto que, no caso, é doces.
2) Transitivos indiretos - exigem que o objeto apresente uma preposição para unir-se ao verbo, ou seja, objeto indireto.
Exemplo: Maria gosta de doces.
Nesse caso, podemos ver que o verbo gostar (quem gosta, gosta de) exige que seja acrescentada uma preposição ao objeto: de doces.
3) Transitivos diretos e indiretos - como o próprio nome diz, esses verbos exigem um complemento (objeto) direto, sem preposição e outro indireto, com preposição.
Exemplo: O rapaz ofereceu flores à namorada.
De acordo com a padrão culto da língua, a transitividade verbal é importante para aprimorarmos a nossa escrita e empregarmos corretamente os verbos com as repectivas preposições.