Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
O processo de categorização
Leia atentamente o texto abaixo e depois responda às questões seguem.
DUAS PALAVRAS SOBRE CATEGORIZAÇÃO
A pesquisa qualitativa típica não usa variáveis mas categorias. O desafio do pesquisador aqui é definir as categorias. De modo geral, as categorias podem ser definidas antes ou depois de coletar os dados. As categorias, ao contrário das variáveis, não são medidas mas descritas. Não se usam escalas para medir as categorias, mas palavras para descrevê-las.
Vamos supor, por exemplo, que você queira saber quais são as qualidade que os alunos admiram nos professores. Você pode partir de categorias pré-estabelecidas (categorização a priori), achando que os alunos apreciam, por exemplo, as seguintes qualidades: paciência, senso de humor, inteligência e entusiasmo. Você prepara os instrumentos de pesquisa (questionário, entrevista, observação, depoimentos no Facebook, etc.) e vai a campo para coletar os dados. Depois você separa os dados de acordo com essas categorias e descreve-as cuidadosamente, com depoimentos dos alunos, e chega a uma conclusão.
Na pesquisa qualitativa, prefere-se definir as categorias não antes, mas depois de coletar os dados (categorização a posteriori). O desafio para o pesquisador é maior, mas os resultados podem ser mais relevantes para o progresso da ciência, na medida em que não se põe limites ao que pode ser encontrado.
A categorização a posteriori é essencialmente um processo de redução de dados brutos em dados classificados. Diante dos dados coletados, é necessário, portanto, usar um processo de seleção, focalização, simplificação e sumarização, separando os dados em blocos com conteúdo semelhante. Para isso é necessário usar critérios.
As categorias, tanto a priori como a posteriori, são construídas a partir dos objetivos da pesquisa. A categorização a priori põe ênfase maior na fundamentação teórica que orienta o projeto. Já a categorização a posteriori, enfatiza mais os dados.
Uma palavra final sobre o termo “categoria”. Muitos pesquisadores não veem com bons olhos o uso dessa palavra, talvez por influência de Kant, para quem categoria remetia a algo ainda não experimentado, uma espécie de conceito pré-estabelecido. Não é o caso aqui, onde se tenta deixar clara entre a diferença entre a priori e a posteriori. Mas, se preferir, você pode usar os termos “tema” ou “eixo temático”.
Se você já leu atentamente o texto acima, responda às questões abaixo.
|
Módulo preparado por Vilson J. Leffa
Supondo que você queira pesquisar o que existe na internet para auxiliar o aluno adolescente na aprendizagem de uma língua estrangeira, três categorias relevantes seriam...
Que opções de termos o texto oferece para quem acha que não é "chique" usar a palavra "categoria"?