Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
- Zerar
- Cheguei! Meu nome é Márcinho s2
- Momentos magia da minha vida
- Uma das canções que levo para a vida
- O vídeo que me chocou!
- Memória - ¿Qué vestir?
- Memória - ¿Qué hay en España?
- Assunto de Família
- ¿Vamos a probar comidas exquisitas?
- Un día de San Valentín
- Los españoles según ellos mismos
- ¿Será que es eso mismo? - los falsos cognatos
- Escribiendo en la Guerra
- Blancanieves
- Sistemas de autoria para o ensino de línguas
- Ambientes virtuais de aprendizagem
- Sistema de Gestão da aprendizagem
- Concluindo Sistemas de Autoria, SGA e AVAs
- Concluir
- Sair da atividade
- Cheguei! Meu nome é Márcinho s2
- Momentos magia da minha vida
- Uma das canções que levo para a vida
- O vídeo que me chocou!
- Memória - ¿Qué vestir?
- Memória - ¿Qué hay en España?
- Assunto de Família
- ¿Vamos a probar comidas exquisitas?
- Un día de San Valentín
- Los españoles según ellos mismos
- ¿Será que es eso mismo? - los falsos cognatos
- Escribiendo en la Guerra
- Blancanieves
- Sistemas de autoria para o ensino de línguas
- Ambientes virtuais de aprendizagem
- Sistema de Gestão da aprendizagem
- Concluindo Sistemas de Autoria, SGA e AVAs
- Concluir
- x/x
Sistema de Gestão da aprendizagem
SISTEMAS DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Um sistema de gestão da aprendizagem, conhecido também como plataforma e-learning ou sistema de gerenciamento de cursos são ambientes onde o aluno desenvolve seu processo de aprendizagem sem necessariamente estar em uma sala de aula “física” mas sim on line. Essa modalidade surgiu com o advento da tecnologia, embora a necessidade de estudar em um sistema não padronizado como as instituições escolares já apresentava adeptos muitos antes da era tecnológica.
A diferença entre um sistema de gestão da aprendizagem e um método tradicional de ensino pode ser verificado por meio deste quadro comparativo :
Como vemos o ensino informatizado preza pela exploração de novas tecnologias para a formação do conhecimento e pelos diversos usos de plataformas de ensino e ferramentas contidas nelas. Como exemplos dessas plataformas de gestão da aprendizagem podemos citar:
: Criado pelo Centro de Informática da UFPE. Apresenta técnicas de Design da Interação, é voltado para educadores e constitui-se em um sistema simples de administração de atividades educacionais objetivando à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa.
: plataforma acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo. O programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades.
: sistema de gestão de conteúdo, com o objetivo de melhorar o acesso à educação e ao conhecimento a nível mundial. É apoiado pela Associação Chamilo, que tem metas, incluindo a promoção do software, a a manutenção de um canal de comunicação claro e a construção de uma rede de prestadores de serviços e colaboradores de software e manutenção de um canal de comunicação claro e a construção de uma rede de prestadores de serviços e colaboradores de software.
: Desenvolvido pelo Instituto de computação da Unicamp em parceria com o Núcleo de informática aplicada à Educação (NIED) tem como base a abordagem educacional construtivista e de aprendizagem colaborativa, é capaz de agregar um grande número de ferramentas e recursos flexíveis que podem ser ligados ou desligados para cada curso.
Relatos de uma experiência...
Há muitas publicações analisando plataformas de gestão da aprendizagem. Aqui farei diferente, contarei um pouco da experiência que tive em 2008 como estagiário da professora Ucy Soto, na Unesp. Desenvolvemos um curso no Moodle intitulado: Mi mundo, las mídias y yo. Este curso teve como objetivo estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Araraquara.
O objetivo era ensinar língua espanhola usando os recursos que os alunos estavam acostumados, ou seja, o computador, sala de bate papo, recursos como word, power point, a internet e youtube. Os alunos se reuniam a cada quinze días, na própria Universidade, no laboratório de idiomas.
Desenvolvemos módulos como apresentação, vocabulário de comida, de roupa, de estabelecimentos comerciais e estratégias para utilizar o passado. Por conta dos custos o curso teve 6 meses de duração.
A intenção era sempre deixar o conteúdo e as atividades claras, assim o aluno poderia realizá-las no seu tempo. Não tínhamos grandes pretensões, mas o resultado nos surpreendeu. Os alunos quando em contato com a plataforma, produziam melhor e com mais riqueza de detalhes suas atividades se comparadas as atividades mais “clássicas” utilizando o caderno ou folhas impressas por exemplo.
Quando perguntávamos sobre qual atividade ele tinha mais facilidade em realizar, a que envolvia o computador e principalmente o contato com o colega era apontada mesmo sendo essa com um nível de dificuldade maior.
Em 6 meses já os alunos já conseguiam reproduzir uma gama de situações orais com qualidade e o que mais nos chamou atenção é que a pronúncia era melhor se falada ao microfone do computador. A nosso ver a interação com o professor fisicamente, inibia um pouco o desenvolvimento, uma vez que em frente ao computador e utilizando a internet a qualquer momento, ele se sentia muito mais à vontade para se aventurar.
Foi uma experiência única e tive o privilégio de encontrar alguns alunos anos depois que testemunharam: “ professor, até hoje eu falo espanhol em casa e na internet”
Bibliografia:
COMMASSETTO, L. S. Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos. Florianópolis - SC. UFSC, 2006. 152f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Mídia e Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.
LEGOINHA, P.; PAIS, J.; FERNANDES, J. O Moodle e as comunidades virtuais de aprendizagem. CONGRESSO NACIONAL DE GEOLOGIA, 2, 2006. Portugal: Universidade Nova de Lisboa, 2006.