Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
- Zerar
- Apresentação
- Conhecendo instrumentos musicais
- Um pouco mais sobre música
- Informações sobre REA's
- Literatura Pré-modernista
- Sítio do Pica-pau Amarelo
- Cantar, cantando, cantarolando
- Pirlimpimpim
- Quem é o Jeca Tatu?
- Um pouco mais sobre JBML
- Sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Concluir
- Sair da atividade
Sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: O que são?
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, conhecidos como AVA, são softwares ou plataformas de ensino onde alunos e professores interagem no processo ensino-aprendizagem.
O AVA pode ser utilizado como complemento às aulas presenciais ou pode exercer o papel da sala de aula em cursos a distância - EAD. Nesse caso, é lá que o professor irá desenvolver suas atividades pedagógicas para que o aluno construa seu conhecimento. Para isso, um AVA deve conter recursos capazes de possibilitar ao aprendiz as condições necessárias ao desenvolvimento de seus conhecimentos. Mesmo sendo um ambiente virtual, o aluno deve se sentir amparado através de feedbacks, seja em atividades ou no esclarecimento de suas dúvidas. Os feedbacks podem ocorrer através de fóruns, e-mails, salas de bate-papo ou mesmo em tempo real quando da realização de atividades dentro do ambiente, se o espaço assim o permitir.
Por isso, assim como no espaço físico da sala de aula, a aprendizagem online exige a mediação do professor-tutor para orientação no processo de aprendizagem. É ele (professor) quem vai estabelecer o projeto pedagógico que vai nortear esse aprendizado através dos conteúdos propostos.
No ambiente virtual, diferentemente da sala de aula, aluno e professor somente estarão no mesmo espaço eventualmente, pois uma das vantagens da EAD é exatamente a disponibilidade de horários conforme a possibilidade do aprendiz. Tendo como exigência a frequência nos acessos sem horários pré-estabelecidos. O aluno é quem vai se programar dentro dos horários que melhor lhe convierem. Assim, a relação professor/aluno e aluno/aluno dar-se-á no ambiente através das ferramentas de interação disponíveis. Essas ferramentas devem proporcionar o máximo de interatividade para que o aluno não se sinta isolado ou abandonado, daí a importância dos feedbacks do professor, que são disponibilizados no AVA através de ferramentas de interação e interatividade que variam de acordo com a plataforma e com os objetivos do curso, podendo ser síncronas e/ou assíncronas, ou somente assíncronas.
É neste contexto que o professor/tutor/mediador irá se fazer presente ao aluno no saneamento de dúvidas e questionamentos particulares ou do grupo, construindo uma aprendizagem colaborativa a partir do incentivo à participação de todo o grupo. Da mesma forma também deverá acontecer quanto à realização das atividades propostas. É essa recíproca que proporcionará ao estudante a percepção de que ele é notado. Este é um dos fatores que irão contribuir para a permanência desse discente no curso.
______________________________________________________________________________
Para reforçar o conhecimento sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, abaixo você deverá relacionar as informações sobre o assunto.
Vamos lá?
:
: