Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
Reflexão
Olá!
Esta atividade tem como objetivo a compreensão do termo letramento digital e sua contextualização na formação docente.
Para tanto, propõe-se a leitura dos seguintes textos e vídeos:
Texto 1
ARAÚJO, J.; PINHEIRO, R. C. Letramento digital: história, concepção e pesquisa. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓES, M. L. S. Visibilizar a linguística aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Pontes Editores, 2014. p. 293-320.
Texto 2
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. In: Educação em Revista, v.26, n.03, p.335-352, Belo Horizonte, dez. 2010.
Vídeo 1
Uma pequena reflexão sobre Letramento Digital em tempos de pandemia.
Após as leituras:
a) apresentem um breve texto contemplando sua compreensão sobre o termo “letramento digital” e os desafios deste em nossas vidas (pessoal, acadêmica, profissional, social etc) e;
b) insiram uma imagem relacionada a essa reflexão.
Registre sua reflexão no campo abaixo. Não esqueça de clicar em OK após o término da escrita.
Taina da Silva Pinto - 29/04/2023 23:04:10
Entendo o letramento digital (conceituando de forma genérica, não abordarei toda amplitude que abarca o tema) como a habilidade de manusear as TICs, a competência de interagir e comunicar-se no mundo contemporâneo. Dito isso, imagina-se ser uma ferramenta facilitadora, não é mesmo?
O isolamento social (consequência da pandemia) exigiu mudanças nos hábitos convencionais, a população precisou adaptar-se a novas rotinas, sendo essas cada vez mais tecnológicas. Nesse momento, foi perceptível a urgência da democratização ao acesso às tecnologias da informação. pois, presenciamos um cenário caótico, não apenas pelo número de mortes devastadoras, ou pela indiferença política no cenário brasileiro, além disso, percebemos a incapacidade de muitos em operar com as tecnologias, seja para realizar transações bancárias, ou comunicar-se digitalmente com alguém.
Ficou evidente, mais uma vez, as consequências do abismo social, pois dificilmente alguém que não seja letrado na sua língua materna, consiga ser letrado no meio tecnológico. Pessoas em vulnerabilidade social, muitas que não sabem ler, nem escrever ficavam em filas de bancos e saiam sem conseguir receber seus benefícios por não serem letradas digitalmente, sendo essa uma das inúmeras dificuldades presentes em suas rotinas.
Geanmarcos Garcia Terra - 26/04/2023 17:04:18
Como todo o conceito científico, pelo menos aqueles que estão no âmbito das ciências humanas, a discussão entorno da conceitualização se dá de maneira extensa e complexa, letramento digital, apesar de já apresentar certa cristalização, ainda é alvo de embates epistemológicos.
Em todo caso, é importante considerar, nesse sentido, o conceito que abarca desde a produção de textos em contextos digitais (não analógicos) até e interpretação crítica desse conteúdo.
Pessoalmente, podemos apontar para os desafios que percebemos ao utilizarmos ferramentas digitais na comunicação com amigos, familiares, etc e a socialização trespassada pela presença paulatina do ciberespaço nas relações humanas.
Academicamente, de forma semelhante, percebemos a imposição do domínio de habilidades específicas no manuseio das ferramentais digitais ao cumprir um curso, veririficar editais, producir ciência, etc. Existe, claro está, um certo padrão mínimo, um pacote de ferramentais, a ser dominado. A partir desse ponto, naturalmente, ampliam-se as possibilidades de quem maior consciência tiver de mais opoções no tocante ao fazer universitário.
Profissionalmente, por fim, da mesma forma. Furtar-se de adquirir habilidades digitais impossibilitam de diversas formas a ascenção profissional, seja em âmbito público, por meio de editais de concurso, etc, seja no privado, dificultando a competitividade enquanto assalariado, autônomo ou em empreendimentos.
Estar apto, leia-se ter formação com respeito a ferramentas digitais, amplia a pontecialidade humana de uma forma sem precedentes.
Maria Joana Mayer de Mattos - 26/04/2023 16:04:08
O Letramento digital possibilita a capacitação acerca das comunicações e interações desenvolvidas pela tecnologia digital.
A partir da leitura dos textos sugeridos, pode-se compreender que a instrução em Letramento digital beneficia a ampliação de conhecimento, e a inserção nesta sociedade contemporânea que constrói suas relações e práticas mediadas pela cultura digital.
No âmbito profissional da docência, as professoras e professores se favorecem ao aproveitarem dessas informações avançadas pela tecnologia para aprimorarem seus conhecimentos e se atualizarem sobre a forma de desenvolvimento de aprendizagem. O letramento em tecnologias digitais também seria um auxílio para a docente e o docente se aproximarem das realidades e da linguagem dos alunos, compartilhando assim, um diálogo de potencialidades.
Contextualizado nas variadas desigualdades sociais em que à sociedade brasileira é constituída, um dos desafios que o Letramento digital lida, seria com a falta de acesso que parcela da população possui com os instrumentos tecnológicos. Um exemplo, foi o ensino remoto que decorreu durante a pandemia do COVID 19, um ensino a distância que acarretou com que muitas e muitos estudantes de escolas públicas e que se encontram em situação financeira de maior vulnerabilidade tivessem a sua aprendizagem prejudicada por não possuírem internet ou um aparelho tecnológico adaptado para seus estudos.
Larissa Gonçalves Medeiros - 25/04/2023 17:04:21
O letramento digital está presente no nosso cotidiano desde que a tecnologia se integrou no nosso cotidiano. Para estar a par desta novidade, todos nós, precisamos de alguma maneira, nos tornar leitores digitais. Hoje, quase todas as nossas atividades podem ser realizadas através da internet, por exemplo, como acessar a nossa conta bancária.
Jhuly Nolasco Madruga - 25/04/2023 11:04:40
As mudanças ocorridas na sociedade exigem novas práticas sociais, portanto as pesquisas relacionadas ao letramento digital são de extrema importância para a compreensão das novas tendências contemporâneas. Dessa forma, a área de tecnologia da informação e comunicação tem um papel importante na avaliação devido ao seu desenvolvimento em ocupações na sociedade moderna, já que “praticamente todos os esforços para desenvolver ou criar novas tecnologias envolvem o uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação”. Assim, espera-se que uma pessoa tecnologicamente letrada, embora não seja obrigada a saber como os dispositivos eletrônicos funcionam internamente, saiba onde eles existem e como são usadas, dominando com segurança as ferramentas comumente utilizadas . Existem várias definições ao termo "Letramento Digital", de uma perspectiva mais ampla, ele é tomado como uma pratica social, já que ser letrado digital inclui, também, aprender um novo tipo de discurso, ter um conhecimento crítico de uso, uma vez que “uma série de habilidades que requer dos indivíduos reconhecer quando a informação faz-se necessária e ter a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informação necessária” (CESARINI, 2004, s/p citado por SOUZA, 2007, p. 57).
Visitante - 24/04/2023 21:04:43
Letramento é um termo utilizado nos estudos de línguas, mas não só nessa área, é um termo multidisciplinar utilizado para falar sobre o processo de aprendizagem e assimilação. Para alguns teóricos, letramento diz respeito ao aperfeiçoamento permanente de determinada linguagem, seja ela a que for, e a seu domínio de conteúdo, ou seja, podemos dizer de maneira simplificada que letramento seria aprender de fato determinada linguagem de comunicação. Ao falar de letramento digital estamos falando sobre o domínio das linguagem de comunicação, em diferentes esferas, ambientes e contextos. No mundo em que vivemos atualmente, tornou-se inviável não dominar as tecnologias digitais, dessa forma, o letramento digital se faz uma necessidade básica, a partir disso podemos obervar diversos desafios, gostaria de pontuar aqui dois deles, o geracional e o social.
Seguidamente vemos pessoas mais velhas se sentindo excluidas de conversas sobre redes sociais e quando tentam se integrar nas mesmas apresentam muitas dificuldades de aprender a lidar com elas de fato, acredito que, do ponto de vista de usuária, as plataformas (não apenas de redes sociais mas os celulares de modo geral, aplicativos de banco, etc) precisam desenvolver interfaces mais intuitivas e pensar na acessibilidades desses espaços para pessoas mais velhas que, constantemente, são excluídas de diversos espaços por conta de um preconceito geracional que, infelizmente, é generalizado na nossa sociedade, e quando faalamos de tecnologias são mais ainda. O segundo ponto é a exclusão social que é presente quando falamos de tecnologias e midias digitais, podemos citar dois exemplos que foram muito presentes no nosso país no início da pandemia: durante o período de isolamento o governo disponibilizou uma ajuda de custo para pessoas que se encontravam em situação de vulnerabilidade socio-econômica nesse momento delicado, mas para ter acesso a isso era necessário usar um aplicativo para se cadastrar e receber o dinheiro e ainda ter acesso a internet, duas coisas que podem ser um desafio para pessoas com dificuldades financeiras. Não foi difícil presenciar pessoas tendo que descobrir maneiras de acessar esse benefício, contando com a ajuda de terceiros. Outra dificuldade que podemos falar também sobre o momento pandêmico foi o ensino nas escolas públicas, muitas pessoas não possuiam acesso aos meios digitais para acompanhar as aulas e seguir as atividades, essa falta de acesso está sendo observada diariamente por professores da rede pública, pois é nítida a defasagem no ensino dos nossos alunos.
Esse exemplos que citei a respeito das dificuldades de acesso aos meios digitais são apenas alguns deles e que nos levam a refletir sobre quem está realmente aproveitando das maravilhas tecnológicas que estão a disposição de parte da população, acho importante refletirmos sobre quais os reais benefícios dessas plataformas e também sobre como elas são, propositalmente, inacessíveis para parcela da população. A desigualdade social é uma realidade desde o início das civilizações e agora que estamos "migrando" para um mundo cada vez mais digital, estamos fazendo upload desses problemas.
Luiza Prates dos Santos - 24/04/2023 20:04:22
O conceito de Letramento Digital pode ter interpretações cada vez mais amplas devido aos significativos avanços da tecnologia nas últimas décadas. Contudo, entedo por letramento digital, o conhecimento mínimo necessário para acessar e fazer parte de forma ativa dos meios de comunicação, que hoje, apresentam-se, em sua maioria, de forma digital. Apesar do processo de globlalização e do fácil acesso aos dispositivos eletrônicos, essa é uma realidade que não chega a todos, seja por falta de recursos ou por falta de familiaridade com esses meios. O letramento digital, portanto, tem a função de estreitar laços entre a comunidade e a acessibilidade ao mundo digital, criando novos métodos de ensino e aprendizagem.
Luisa Macedo Correa - 24/04/2023 19:04:10
auabdabduasyhbuab
JAMILA ADRIANE DA SILVEIRA SALEH - 24/04/2023 17:04:49
a) Tendo como base os textos apresentados, compreende-se que "letramento digital" é um conceito com longa data de constituição e com diferentes perspectivas ainda hoje. Alguns consideram o letramento no sentido mais restrito, como capacidade de leitura e escrita através de instrumentos digitais; outros consideram os aspectos socioculturais e a própria alteração da mente humana, individual e coletiva, que a interação com essas novas tecnologias produz. Nesse sentido ampliado, poder-se-ia dizer que há vários letramentos digitais, pois ele se processaria de diferentes maneiras dentro de um universo de constante fluidez material a simbólica. Dentro da perspectiva ampliada, não basta dominar as ferramentas computador-internet, mas é preciso saber interagir com todo um universo simbólico novo, onde existem diferentes linguagens concomitantemente, e conseguir ter uma visão crítica e constitutiva de novos sentidos a partir da relação entre distintas fontes e "idiomas". Seja qual for a perspectiva conceitual adotada, a prática cotidiana exige que a humanidade transite por esses novos meios e sentidos, e a escola precisa ser capaz de desenvolver essas novas capacidades. A necessidade de adaptação virtual, ocorrida durante a pandemia, foi um catalizador desses processos necessários de adaptação, e não se deve pensar que foi algo transitório, momentâneo. O universo tecnológico é uma realidade da qual não se pode retroceder. É preciso estar preparado para agir nesse novo mundo, de forma crítica e criativa, sob pena de acabar excluído dos próprios procedimentos de constituição cultural, social, econômica, enfim. Todos os aspectos da vida humana estão sendo redesenhados com base no virtual e na conexão em redes, inclusive a própria humanidade. Como os professores, e a educação como um todo, poderiam continuar em negação, apartados desse mundo emergente? A resposta é simples: não podem, ou irão perecer em sua funcionalidade básica, que é educar de acordo com o contexto em que se existe.
b)
Legal! Aprendemos um pouco mais sobre Letramento Digital.
Continue a atividade.