Levando em consideração as informações da reportagem que você acabou de ler, assinale A (ADEQUADO) ou I (INADEQUADO) para as afirmações a seguir.
(A) Além de fofas e criativas, as figurinhas seduzem por preencher lacunas da linguagem verbal.
(A) De acordo com a professora Vera Menezes, da UFMG, sinais como exclamação e reticências são exemplos de como a escrita sempre tentou trazer um pouco de oralidade.
(A) Em 2015, o aplicativo de chats Telegram permitiu que usuários com alguma desenvoltura digital pudessem criar suas próprias figurinhas. No final de 2018, o concorrente Whatsapp adotou a mesma estratégia.
(A) Segundo a professora Vera Menezes, da UFMG, figurinhas do Whatsapp podem expressar ironia e brincadeira com certa facilidade.
(I) Para o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, estamos diante de uma verdadeira guerra entre diferentes linguagens.
(A) Em 2013, a Biblioteca do Congresso americano incluiu em seu acervo “Emoji Dick”, isto é, uma versão do clássico “Moby Dick” escrita apenas com emojis.
(A) Na visão da professora Vera Menezes, da UFMG, qualquer nova forma de comunicar surge cercada de desconfiança. Na Antiguidade, por exemplo, Platão temia que o advento da escrita pudesse afetar a nossa capacidade de memorização.
(I) Na opinião de especialistas como Caroline Tagg, da Open University, e de escritores como Philip Seargeant, autor do livro “The emoji Revolution”, a tendência é que a linguagem escrita seja gradativamente substituída por outras formas de comunicação, como figurinhas e áudios.