Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
As competências da redação do Enem
Para ter mais conteúdo gratuito sobre a redação do Enem, acesse: @redacao__1000
Inscreva-se no canal do YouTube Redação 1000
REDAÇÃO DO ENEM
NÃO É BIXO PAPÃO!!!
Nesta atividade, você terá acesso a uma sequência de módulos de exercícios sobre a redação do Enem. Este primeiro módulo é somente leitura. Os demais compreendem atividades que serão feitas progressivamente pelo estudante. Bom estudo!
Quer tirar uma nota boa na redação do Enem?
Então observe as competências em que você será avaliado:
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
A primeira competência cobrada é o domínio de gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa e suas aplicações. Serão observados os conhecimentos sobre todas as regras gramaticais, levando em consideração critérios relacionados à ortografia, regência, concordância e semântica.
§ Diferença entre a modalidade oral e escrita;
§ Atenção à ortografia e as regras gramaticais;
§ Estética geral do texto e o respeito ao número de linhas;
§ Ausência de marcas da oralidade;
§ Precisão vocabular;
§ Colocação das letras maiúsculas e minúsculas;
§ Divisão silábica na mudança de linha (translineação).
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
A segunda competência cobrada na Redação do Enem é a compreensão da proposta. Aqui o candidato precisa entender o tema a ser desenvolvido, organizar as ideias e aplicá-las em um texto. Para isso é preciso ler o tema com bastante atenção, para conseguir relacionar outras áreas do conhecimento e provar que sabe o que é um texto dissertativo.
§ Compressão da proposta: evite ficar preso aos textos motivadores, não os copie, mas também não deve ignorá-los;
§ Conhecimento sobre outras áreas, como, por exemplo, literatura, biologia, cinema, biotecnologia, entre outras;
§ Se o aluno sabe estruturar um texto dissertativo.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Na terceira competência é cobrado se a argumentação do candidato é feita com base em fatos concretos para defender seu ponto de vista. Tudo que será escrito na Redação do Enem precisa estar fundamentado em algo verdadeiramente comprovado e real. O aluno pode usar dados estatísticos, analogias, metáforas (comparações), fatores com causa e consequência, enumerações e citações.
§ Progressão qualitativa (relação de sentido entre as partes do texto);
§ Ordem lógica entre as ideias apresentadas;
§ Coerência: adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real;
§ Encadeamento de ideias: cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos.
Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nessa competência, será avaliado se o candidato sabe escrever um texto coeso. Como na redação do Enem é exigido um texto dissertativo-argumentativo, as ideias precisam, além de serem sólidas, estar bem articuladas e organizadas por meios de parágrafos bem elaborados. A utilização de conectores deve ser explícita, ligando os argumentos e parágrafos, evitando repetições.
§ Estruturação dos parágrafos: Em um texto dissertativo-argumentativo, o parágrafo é formado por uma ideia principal á qual se ligam as ideias secundárias;
§ Estruturação dos períodos: Os períodos de um texto dissertativo são, normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais orações, para que se possa expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.
§ Use de referências: Os lugares, pessoas, coisas, dados, informações e fatos quem são introduzidos devem ser retomados, à medida que o texto vai progredindo. Referências podem ser expressas por meio de pronomes, advérbios e artigos.
Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
A competência cinco é a mais importante, pois a elaboração de uma solução do problema proposto é a mais criteriosa entre os corretores e onde os alunos possuem mais dificuldade.
O candidato deve ter levantado alguns aspectos voltados para uma problemática, para um fato passível de ser solucionado. Ao concluir seu texto, deve-se apresentar uma solução para o que foi discutido ao longo da redação.
A proposta de intervenção deve ser detalhada de modo a permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade, portanto, deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. Além disso, é preciso considerar os pontos abordados durante o desenvolvimento do texto e manter coerência com os argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida.
§ Presença de proposta;
§ Detalhamento dos meios para realização da solução proposta;
§ Possibilidade de ser executada: A solução que eu apresento é viável?
§ Respeito aos Direitos Humanos: A intervenção não pode ferir valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Para acessar material gratuito sobre a redação do Enem, acesse: @redacao__1000
A REDAÇÃO NO ENEM - GUIA DO PARTICIPANTE