Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
Reflexão
Olá!
Esta atividade contempla o objeto de estudo sobre letramento digital.
Dessa forma, proponho os seguintes textos:
Texto 1
ARAÚJO, J.; PINHEIRO, R. C. Letramento digital: história, concepção e pesquisa. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓES, M. L. S. Visibilizar a linguística aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Pontes Editores, 2014. p. 293-320. Leitura apenas até a pág. 303.
Texto 2
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. In: Educação em Revista, v.26, n.03, p.335-352, Belo Horizonte, dez. 2010.
Vídeo 1
Programa da UnBTV, com a participação da professora de Linguística da UnB Stella Maris Bertoni e da professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Anamélia de Campos.
Após as leituras, apresentem um breve texto contemplando sua compreensão sobre o termo “letramento digital” e os desafios deste em nossas vidas (pessoal, acadêmica, profissional, social etc) e insiram uma imagem relacionada a essa reflexão
Registre sua reflexão no campo abaixo. Não esqueça de clicar em OK após o término da escrita.
Hailton Jyan Kruger da Silva - 28/08/2019 18:08:56
Percebemos ao longo dos anos que as formas das pessoas se relacionarem vêm se modificando, isto ocorre, muito em função do avanço do uso da internet e também com a evolução da tecnologia. Além disso, as formas de aquisição de conteúdo se tornaram mais dinâmica e mais acessível. Se por um lado foi ótimo para o desenvolvimento das mídias e tendo a possibilidade de alcançar um número maior de pessoas, por outro lado somos bombardeados de informações constantemente, através da Cultura da Mídia, temos a aquisição de conteúdo durante o dia inteiro. Porém, cabe ressaltar que devemos ter um senso crítico, perante as informações que nos são repassadas.
Paralelamente, devemos ter um controle do uso das tecnologias e da internet para que ela não acabe interferindo na nossa vida social e profissional de forma negativa, mas sim que ela possa nos dar ferramentas que melhorem nossa vida. Somado a isso, devemos buscar ter uma relação com as pessoas não só pelos meios digitais, que por muitas vezes como cita o sociológo Zygmunt Baumann as relações estão líquidas, as pessoas já não se relacionam pessoalmente, temos vários amigos nas redes sociais e quase nenhum na realidade.
Concomitantemente, notamos que os alunos estão inseridos nesse cerne tecnológico e cabe ao professor mostrar as formas de possibilidades que as tecnologias nos oferecem. Além disso, o professor deve trabalhar tomar o aluno não como uma tábua rasa, mas como um individuo já dotado de um determinado conteúdo, sendo assim, trabalhar a partir do seu cotidiano, os dois aprendendo de forma mútua, neste processo de aquisição de conhecimento.
Em suma, a escola deve incentivar e fornecer os meios para que o professor possa trabalhar com os alunos de forma objetiva e que não gere uma exclusão digital, pois se sabe que muitos não têm acesso a internet/tecnologias. Ademais, o governo deve buscar incluir nos currículos de formação de professores mais disciplinas que tangem os Letramentos Digitais e buscar trabalhar campanhas de conscientização perante a importância desse tema, tanto no âmbito escolar, bem como nas outras áreas da sociedade.
Um aluno usou está imagem em um trabalho escolar, isto mostrar que ele conseguiu assimilar a linguagem da internet (MEME) com a proposta de conteúdo utilizada na sala de aula.
Gaspar Faria Fialho - 28/08/2019 17:08:32
Fortalecer o aprendizado de uma nova linguagem é, sem dúvida, um processo cultural e acadêmico enriquecedor, que está diretamente atrelado ao desenvolvimento humano e às necessidades básicas, como a de se comunicar.
A exploração dessa aprendizagem acontece ainda na infância, quando a criança passa pela fase de alfabetização, adquirindo a habilidade de ler e escrever. Esse episódio é fundamental para a evolução do ser na sociedade.
Porém, apesar de extremamente importante, o processo de ensino tem sofrido mudanças naturais com o passar dos anos. O objetivo é o mesmo, porém, o percurso e as ferramentas adquiriram nova forma, principalmente por conta da evolução tecnológica. Um desses métodos, que precisamos urgentemente discutir e entender, é o letramento digital.
Engana-se quem acredita que o letramento digital é apenas uma metodologia de alfabetização tecnológica, que explora novas linguagens, métodos, ferramentas e jargões. Esse tipo de aprendizado é muito mais que isso e deve ser avaliado pelos educadores como um importante instrumento de mudança comportamental e social. Isso porque, no letramento digital, é analisada a importância da tecnologia no nosso dia a dia e como o uso correto dos canais digitais pode proporcionar resultados expressivos.
Esse método une leitura, escrita e conhecimentos empíricos em um conjunto de aplicações analíticas, que promovem um olhar diferenciado sobre múltiplos temas. Sob esse ponto de vista, consideramos o letramento um divisor de águas ainda pouco explorado atualmente.
Gaspar Faria Fialho - 28/08/2019 17:08:02
Fortalecer o aprendizado de uma nova linguagem é, sem dúvida, um processo cultural e acadêmico enriquecedor, que está diretamente atrelado ao desenvolvimento humano e às necessidades básicas, como a de se comunicar.
A exploração dessa aprendizagem acontece ainda na infância, quando a criança passa pela fase de alfabetização, adquirindo a habilidade de ler e escrever. Esse episódio é fundamental para a evolução do ser na sociedade.
Porém, apesar de extremamente importante, o processo de ensino tem sofrido mudanças naturais com o passar dos anos. O objetivo é o mesmo, porém, o percurso e as ferramentas adquiriram nova forma, principalmente por conta da evolução tecnológica. Um desses métodos, que precisamos urgentemente discutir e entender, é o letramento digital.
Engana-se quem acredita que o letramento digital é apenas uma metodologia de alfabetização tecnológica, que explora novas linguagens, métodos, ferramentas e jargões. Esse tipo de aprendizado é muito mais que isso e deve ser avaliado pelos educadores como um importante instrumento de mudança comportamental e social. Isso porque, no letramento digital, é analisada a importância da tecnologia no nosso dia a dia e como o uso correto dos canais digitais pode proporcionar resultados expressivos.
Esse método une leitura, escrita e conhecimentos empíricos em um conjunto de aplicações analíticas, que promovem um olhar diferenciado sobre múltiplos temas. Sob esse ponto de vista, consideramos o letramento um divisor de águas ainda pouco explorado atualmente
Gaspar Faria Fialho - 28/08/2019 17:08:06
Fortalecer o aprendizado de uma nova linguagem é, sem dúvida, um processo cultural e acadêmico enriquecedor, que está diretamente atrelado ao desenvolvimento humano e às necessidades básicas, como a de se comunicar. A exploração dessa aprendizagem acontece ainda na infância, quando a criança passa pela fase de alfabetização, adquirindo a habilidade de ler e escrever.
Esse episódio é fundamental para a evolução do ser na sociedade.Porém, apesar de extremamente importante, o processo de ensino tem sofrido mudanças naturais com o passar dos anos. O objetivo é o mesmo, porém, o percurso e as ferramentas adquiriram nova forma, principalmente por conta da evolução tecnológica. Um desses métodos, que precisamos urgentemente discutir e entender, é o letramento digital.
Engana-se quem acredita que o letramento digital é apenas uma metodologia de alfabetização tecnológica, que explora novas linguagens, métodos, ferramentas e jargões. Esse tipo de aprendizado é muito mais que isso e deve ser avaliado pelos educadores como um importante instrumento de mudança comportamental e social. Isso porque, no letramento digital, é analisada a importância da tecnologia no nosso dia a dia e como o uso correto dos canais digitais pode proporcionar resultados expressivos.
Esse método une leitura, escrita e conhecimentos empíricos em um conjunto de aplicações analíticas, que promovem um olhar diferenciado sobre múltiplos temas. Sob esse ponto de vista, consideramos o letramento um divisor de águas ainda pouco explorado atualmente.
JULIANA DAS NEVES SOUSA - 28/08/2019 16:08:50
Ao considerar que letramento é o resultado da apropriação das competências de leitura, escrita e comunicação, compreendendo a linguagem como prática social, desenvolvendo as habilidades de interpretação e produção, com a finalidade de contextualizar o conhecimento de mundo e acadêmico, utilizando os recursos linguísticos para expressar sentido; semelhantemente o letramento digital é conceituado.
O letramento digital utiliza-se dos dispositivos eletrônicos como ferramentas no ensino e aprendizagem, seja no ambiente escolar seja no exercício do dia a dia, e o manuseio das tecnologias de informação e comunicação contribuiu de forma acessível e dinâmica na aquisição de saberes. Com a ascensão de novas tecnologias cada vez mais poderosas, a linguagem virtual proporciona novos meios e canais mais amplos para a troca de informações linguísticas. Trabalhar com textos verbais ou não, imagens estáticas ou em movimento, entre outros no ambiente virtual e digital, são meios de relacionar e construir sentido em um mundo globalizado. Portanto, entrar em contato com os aspectos multimodais e multilinguísticos oferecidos através da tecnologia, é fornecer estímulos para compreender e interagir na sociedade tecnológica, oportunizando o letramento digital. Contudo, vale ressaltar que há diferença entre alfabetização e letramento digital. O alfabetizado digital pode-se dizer que é o sujeito que, embora saiba decodificar os sinais gráficos, ainda não se apropriou plenamente das habilidades de leitura e escrita, consequentemente, não adquirindo a habilidade de produção e sentido, enquanto, o letrado digital apodera-se além das habilidades da leitura e escrita, assim, adquire novas competências na cibercultura, interagindo em ambientes digitais, ou seja, realizando práticas de leitura e escrita que diferem das práticas tradicionais. No entanto, o letramento digital é uma atribuição em processo, e nas práticas de linguagem, a importância de buscar os novos recursos tecnológicos devem atenderem aos princípios da inclusão digital e da democratização digital, principalmente no âmbito escolar: observando, explorando, expressando e compreendendo a língua e outras áreas do conhecimento.
Por fim, as tecnologias no espaço educacional são úteis e benéficas, e cabe ao professor a responsabilidade de pesquisar e mediar os dispositivos eletrônicos e digitais, entendendo o ambiente virtual, ajudando o aluno utilizar a linguagem digital para entender e socializar melhor com o mundo melhor.
Diego Plá da Luz - 28/08/2019 15:08:56
Com as leituras realizadas, pude perceber e atentar para quão importante é o uso das tecnologias nos meios de ensino. Mas, cabe ressaltar a dificuldade de uso das tecnologias nos amabientes escolares públicos. Nossas escolas, em sua maioria, não tem estrutura suficiente para o uso. Também, nem todos, nós professores, temos conhecimento para o uso adequadamente.
O uso das tecnologias, nos ambientes escolares, necessita de uma boa preparação do plano de aula e de conhecimento por parte do docente. Sendo assim possibilitará aos alunos conhecimento das tecnologias e atraves das tecnologias, pesquisas orientadas de fácil acesso e muitas outras possibilidades. Vejo com muita positividade o uso das diversas possibilidades tecnológicas.
Felipe Morales - 28/08/2019 12:08:03
O letramento digital atualmente, com o avanço tecnológico, inicia antes mesmo da alfabetização. Com o uso dos celulares, smartphones, tablets, para ver vídeos e jogar algum jogo de sua preferência. Há pontos positivos e negativos nesse sentido.
Pontos Positivos:
- Conhecimento com a Tecnologia;
- Inserção em demais atualidades;
- Conhecimento de demais línguas. principalmente o inglês.
Pontos Negativos:
- Uso em excesso
- Problemas na vista;
- Falta de interesse em brincar em grupo.
Daiana Santos Madruga - 28/08/2019 11:08:06
Letramento Digital
Quando pensamos em letramento digital, acreditamos ser algo para além do entendimento da maioria, o que não nos damos conta é que praticamos diariamente esse tipo de letramento, pois a todo tempo utilizamos os celulares como ferramenta de interação com esse mundo letrado digital, buscamos informações, nos comunicamos, tiramos dúvidas, estudamos, lemos notícias, entre outras tarefas.
Na escola, ainda há certa resistência quanto ao uso do letramento digital, um pouco por falta de estrutura na maioria das escolas, principalmente as públicas, e outra por falta de conhecimento no assunto, e também por falta de treinamento, pois alguns professores se sentem despreparados e também temem os alunos saibam mais.
Nós professores, devemos estar sempre em busca de novos conhecimentos, e o meio digital não pode ser uma área menos importante de aprendizado, porque é uma área que esta em constante desenvolvimento e precisamos aproveitar e explorar o que ela tem de melhor a oferecer e facilitar nosso trabalho, despertando nos alunos o gosto pela leitura e pelas tarefas escolares.
O letramento digital além de ser muito importante é um facilitador do conhecimento, pois nos permite estar em diversos lugares e aprender diversos idiomas, sem nem mesmo sairmos de casa.
Gisele Oliveira Dias - 28/08/2019 08:08:35
Com as leituras indicadas, pude perceber que o termo “Letramento Digital”, começou a ser usado na educação dos americanos, já no Brasil, é uma proposta nova, mas que vem para apoiar a educação no desenvolvimento do ser humano, com um instrumento de aprendizagem que esta cada dia mais presente em nossas vidas que é a internet.
Sabemos que, com o passar dos anos, o processo de ensino vem sofrendo mudanças naturais, e que ainda é muito difícil inserir o uso das tecnologias nas escolas públicas, mas isso, é uma exigência posta pela contemporaneidade, e cabe as escolas e aos professores, integrar essa prática no cotidiano escolar, preparando o indivíduo para que o mesmo posso interagir no meio em que vive.
Arlete Gimenes da Rosa - 28/08/2019 07:08:27
As tecnologias digitais fazem parte do dia a dia das famílias em um âmbito mundial, elas são imprescindíveis para a maioria das pessoas. Um exemplo disso são as casas inteligentes que através de alguns mecanismos tecnológicos conseguem controlar todo seu funcionamento. Também é notado que o celular para algumas mães de crianças que já adquiriram o controle das mãos, às vezes, muito pequenas, pode-se dizer que esse equipamento substituiu a chupeta, pois quando elas começam a incomodar ou chorar, as mães passam o celular para que com ele brinquem. Em seguida as crianças se acalmam, começam a interagir com as ferramentas do aparelho. Vale também ressaltar, que as crianças dessa geração nasceram durante o uso dessa inovação, enquanto algumas pessoas mais velhas não conseguem se adaptar a essa tecnologia. O fato dos letramentos digitais tornarem à vida mais fácil, rápida e acessível, com repostas inteligentes, é possível transformar alguns indivíduos, que não sabem como se expressar, através de ferramentas digitais disponíveis em meio virtual, como: amei, curtir e etc. Essas expressões de carinho todos entendem e ao receber ficam felizes. E a internet proporciona ao indivíduo através de suas plataformas digitais, áreas de laser, cultura, etc. Mas o cuidado com as redes sociais deve ser mantido sempre, e também com as tecnologias, pois a internet pode ajudar, mas é um ambiente virtual com algumas pessoas sem pudor, essas podem causar vários danos aos usuários.
Maria Lucia Walerko Moreira - 28/08/2019 04:08:00
O Letramento Digital enquanto conceito inerente à Sociedade da Informação me remete às aulas de cibercultura ministradas pela professora Raquel Recuero. A partir do artigo “Cibercultura: Alguns pontos para compreender a nossa época” (LEMOS, 2003), pode-se constatar que a cibercultura nasce da tecnologia, e a evolução dessa tecnologia influencia na forma como a própria cultura evolui. No ano em que foi escrito o artigo, ainda não existiam iPhones, por exemplo, e quem acompanhou essa mudança com o passar dos anos pôde perceber como esses aparelhos se tornaram essenciais na vida cotidiana, hoje cada pessoa que possui um smartphone está sempre conectado, seja no seu email, seja em alguma rede social, ou até mesmo realizando uma atividade da faculdade no app do Moodle. Com novos aparelhos super potentes em mãos, não somente novas tecnologias vão sendo criadas, mas também novas necessidades, como o uso de ferramentas digitais em sala de aula e, ainda, novos desafios: nativos digitais vs. imigrantes digitais.
A Geração Y (millennial) compreende os nascidos entre os anos 80 e final dos anos 90, que são aquelas pessoas que acompanharam, juntamente com seu próprio crescimento, o “boom” do desenvolvimento tecnológico a partir da popularização da internet, e esses podem ser chamados de “Nativos Digitais” (PRENSKY, 2001). O grande desafio do Letramento Digital é para os Imigrantes Digitais, que Prensky define como aqueles que não nasceram no ambiente digital, mas que adotaram as tecnologias, se adaptando a elas. Prensky considera que “o único e maior problema que a educação enfrenta hoje é que os nossos instrutores Imigrantes Digitais, que usam uma linguagem ultrapassada (da era pré-digital), estão lutando para ensinar uma população que fala uma linguagem totalmente nova” (PRENSKY, 2001, p. 2). Apesar desse artigo já possuir dezoito anos, algumas questões propostas por Prensky ainda são pertinentes, como a sugestão de atualização da linguagem e metodologias utilizadas pelos professores imigrantes digitais.
É muito comum a Geração X ou os baby boomers se referirem aos Millennials como “preguiçosos”, ou “geração que não lê”, mas é preciso considerar que a forma de aprendizado tradicional, com apenas livros e quadro negro se torna pouco atraente perto das infinitas possibilidades gráficas e de audiovisual que o século XXI nos proporciona. Como afirma Prensky (2001),
em geografia – o que é tudo, mas ignorada atualmente – não há razão para uma geração que pode memorizar mais de 100 personagens do Pokémon com todas as suas características, história e evolução não podem aprender os nomes, populações, capitais e relações entre todas as 181 nações no mundo. Depende apenas de como é apresentada (p. 6).
Precisamos considerar a expressão “o meio é a mensagem”, de McLuhan e, dessa forma, precisamos aproveitar e nos apropriar das possibilidades que a Sociedade da Informação nos oferece, em termos de recursos educacionais digitais.
Referências
LEMOS, André. Cibercultura: Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Lemos, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003. Disponível em: https://facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf. Acesso em: 27 ago. 2019.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, V. 9 N. 5, 2001. Disponível em: http://crisgorete.pbworks.com/w/file/fetch/58325978/Nativos.pdf. Acesso em: 27 ago. 2019.
Nisia Marilane Martins Braz - 28/08/2019 00:08:44
Atualmente, vivemos em um mundo em que a cada dia que passa, sucedem-se muitas transformações, na qual notamos, que estão cada vez mais desenfreadas.
Vislumbramos nesse momento em que vivemos, os avanços nas áreas da tecnologia, comunicação, e as grandes descobertas científicas. Percebemos claramente com esses acontecimentos, que estão surgindo mudanças sociais, culturais, econômicos, e, isso claramente se manifesta, principalmente na prática usadas por algumas escolas, e, também, na prática docente.
E com isso, acaba sendo seu acesso mais fácil a todo tipo de informação, e com isso, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, como a curiosidade; imediatismo; confiança e familiaridade na aprendizagem, entre outras tanto.
Com essa relação de prespectiva entre professdores e alunos, passa a ter um novo formato, que leva a interação entre as pessoas, e essa conformação e suas devidas tecnologias, torna-se perceptivo para nós, que hoje acabamos percebendo, que existe um conflito de gerações, nos quais são denominados "nativos digitais" e "estrangeiros digitais".
Mas acabamos percebendo que é sem dúvida, incontestável, os desafios e aprendizado, que o Letramento digital nos traz para nossa vida pessoal, profissional, social, acadêmica, etc.
Denise Lopes Krüger - 27/08/2019 23:08:35
Após a leitura dos textos propostos, repenso meus conceitos sobre letramento digital. Sempre que se falava em tecnologias, me causava um pouco de estranhesa, pois não domino muito bem esta área e acreditava que as escritas deveriam ser feitas apenas em papel para se perpetuarem e não ficarem a mercê de panes de sistema e falhas técnicas. Agora, percebo as vantagens de usufruir das tecnologias, bem como da internet. Esta se faz presente no dia a dia, desde a hora que acordamos e checarmos as mensagens no celular, até para fazer pesquisas básicas em sites de buscas.
Hoje temos a facilidade de aprimorar o saber através de inúmeros artigos e trabalhos acadêmicos que colaboram para a nossa formação, bem como podemos nos apropriar de meios digitais para elaboração de aulas e criação de conteúdos lúdicos, que instiguem o aluno e auxiliem o seu desenvolvimento. E, como dito anteriormente, revejo meus conceitos e afirmo que atualmente o uso das tecnologias é indispensável seja para a vida social, acadêmica ou profissional. Reafirmo minha preferência pelo livro físico, mas concordo com Noss (2010, p.2) "as pessoas que usam as tecnologias digitais tem coisas novas a dizer e novas maneiras de dizê-las".
Glauber tadeu vasques martins - 27/08/2019 22:08:53
Letramento Digital
No final do século passado a humanidade começou a sofrer uma extrema mudança com a chegada da tecnologia "redes sociais" e informatização de diversos setores da sociedade.
Uma grande renovaçao no dia a dia de milhões de pessoas, mudou para sempre o entendimento em matéria de comunicação audio visual, é praticamente impossivel qualquer ser humano estar alheio a essa evolução.
As crianças já não brincam mais como antigamente, só com smartphone, celular, tablet, entre outros, isso é o Letramento digital, saber fazer o uso da tecnologia, ele conquistou o mundo os espaços didáticos, e hoje as pessoas que usam a tecnologia são letrados digital inclusive pode até ser comparada ao analfabeto funcional.
Mariane Lopes Krüger - 27/08/2019 00:08:18
O surgimento das tecnologias que propiciam a interação através da internet tem gerado muitas opiniões diferentes, pois muitas pessoas ainda não têm em mente o que significa letramento digital, pois o conceito vai além de digitar textos e criar apresentações animadas. Ao ter consciência do que podemos explorar através da internet, passamos a proveitar muito melhor essa ferramenta que está cada vez mais em eminência.
No âmbito pessoal, podemos interagir com pessoas em qualquer lugar do mundo e tirar proveito dessa situação, aprendendo sobre cultura e criando laços que podem ser verdadeiros, apesar de onlines. Porém muitas pessoas se perdem e pensam que a vida acontece online, que tudo está no celular/computador e perde a interação com o próximo, perde tempo e perde a noção.
Se pensarmos na vida acadêmica, temos inúmeros artigos, teses e livros à um click, podo esse material pode colaborar para a formação acadêmica.
Mas ao pensarmos no letramento digital na escola, podemos perceber que não é um assunto muito trabalhado, pois a maioria dos professores ainda não explora os celulares que quase todos os alunos têm e os laboratórios de informática para realizar tarefas lúdicas, pesquisas acadêmicas e para ensinar qualquer conteúdo, pois a internet é uma ferramenta útil, basta usá-la corretamente. Os alunos podem ser instigados a escrever blogs, estudar geografia através de mapas lúdicos, e aprender línguas novas gratuitamente. Falta disciplina dos professores e dos alunos para aliar a facilidade da tecnologia com o conteúdo tradicional das escolas.
Dienifer Eichholz Drawanz - 26/08/2019 22:08:22
A partir das leituras e do conteúdo apresentado no vídeo, pude perceber que o conceito de “letramento digital”, recebeu influência de vários termos, percorrendo uma longa trajetória de estudos e pesquisas, o que hoje resultou em uma definição mais objetiva a respeito do mesmo. Perante as definições, e as concepções apresentadas no material base, identifiquei que o “letramento digital” consiste em saber utilizar para poder aplicar, tanto no sentido de leitura e escrita, como na utilização dos demais recursos que este oferece. Nesta perspectiva, destaco que se faz necessário ser letrado digitalmente, pois visualizando nosso cotidiano nota-se que o mesmo nos exige este letramento, estamos rodeados e automaticamente inseridos no meio tecnológico/digital e não podemos negar a sua influência/participação em nossas vidas, principalmente em nosso âmbito profissional e acadêmico, que implica uma relação estrita com este meio.
Com relação aos professores e/ou educadores que estão frente a frente aos “nativos digitais”, como o texto “LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES” aborda, é preciso compreender que vivemos em uma era digital, a era da internet, que a todo momento se transforma de maneira rápida e eficiente, fazendo com que seja preciso estar atualizado mediante à estas transformações, para que assim esta possa ser abordada como um benefício e não apenas como algo destruidor, como muitas vezes é colocado. Sabemos que atualmente ainda há poucas formações de professores nas escolas que estejam voltadas para este assunto, que os currículos das licenciaturas em sua grande maioria estão desatualizados quando falamos em tecnologia, seu uso, e também seus benefícios, o que gera um grande desafio, porém cabe ao professor buscar essa formação, afinal os alunos ingressam nas instituições de ensino com um grande domínio das tecnologias, bem como da informática e da internet e o professor deve ter estas ferramentas como suas aliadas em sala de aula, o que não significa excluir as práticas pedagógicas efetivas, mas sim organizá-las de maneira atrativa e que desperte nos alunos a vontade de aprender. Portanto reitero que a partir do momento em que o professor estiver apropriado, letrado digitalmente e utilizar-se deste a aplicação acontecerá de forma natural auxiliando no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Segue abaixo a imagem escolhida relacionada com a reflexão acima.
Com esta imagem procurei mostrar que o "letramento digital" e a tecnologia podem estar integrados com o nosso contexto, desta forma agregando-o de forma construtiva.
Isaías Daniel Pereira de Pereira - 26/08/2019 21:08:43
Letramento Digital e suas Expectativas:
Aluno: Isaías Daniel P.Pereira
O uso da tecnologia na educação permitirá criar ambientes de ensino e aprendizagem que facilitem o desenvolvimento das competências que a sociedade e a economia esperam hoje dos estudantes. Essas oportunidades emergentes, somadas a uma coletividade estudantil cujo cotidiano é, de certa forma, dependente da tecnologia, são janelas abertas à mudança.
Em suma, se as expectativas como estudante são elevadas, o resultado que espero será uma maior propensão ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas nas quais a interação, individual ou em grupo, o que possibilitará um tipo de aprendizagem muito mais orientado ao desenvolvimento de competências e, ainda mais importante, motivador para o estudante.
Fazendo uma relação quanto à formação docente, tecnologias e escola:
Algumas escolas se encontram envolvidas em uma iniciativa 1 a 1 que lhes foi imposta de cima para baixo. Essas escolas não têm uma massa crítica de professores comprometidos com as mudanças pedagógicas que essa modalidade permitiria.
• Em muitas escolas os professores não têm níveis adequados de desenvolvimento profissional.
• Muitas escolas contam com os equipamentos, mas não com os programas ou aplicativos que necessitariam. Com frequência recebem ferramentas padrão, independentemente de suas necessidades.
• Os dispositivos são utilizados meramente para atividades mecânicas, não de aprendizagem. Por exemplo, pode-se pedir aos estudantes que usem seus dispositivos. Para visitar uma página web e em seguida escrever um relatório de duas páginas a mão em papel ou em um processador de textos.
• O uso do computador está limitado ao uso de ferramentas informáticas, como processadores de texto ou navegadores web, mas com limitações. Há uma ausência de usos mais complexos.
É assim que facilmente chega-se à conclusão de que uma ferramenta tecnológica pedagógica adequada é a base para fazer a tecnologia decolar com sucesso nas escolas, independentemente de qual seja o número de estudantes por computador.
Glauber tadeu vasques martins - 26/08/2019 20:08:34
O letramento digital trouxe uma inovação geral para a sociedade. Após a virada do século as redes sociais se tornaram uma das maiores ferramentas de comunicação .Devido a esse quadro muitos professores tiveram que evoluir conforme o tempo e aceitar essa forma de comunicação que viralizou no mundo. Houve uma revolução tecnológica onde quem não se atualizou nesses parâmetros passou a ser um iletrado digital e houve também os imigrantes digitais que aceitaram essa tecnologia e evoluíram conforme o tempo. Várias são as vertentes que levam a explicação dessa nova modalidade de comunicação e é inegável que os que não acompanharem esse eixo diacrônico da evolução cibernética ficará parado como o novo homem das cavernas .
Rejane Antunes Monteiro - 26/08/2019 20:08:09
Quando ouvimos essa expressão letramento digital, pensamos em alfabetização digital ou o B,a, Ba da tecnologia. Sabe-se que este letramento está ainda longe de nossas salas de aula e a uma resistência em utilizar esta forma de alfabetização, os motivos básicos para a necessidade dessa mudança seria em primeiro lugar, as mudanças na práticas sociais, e em segundo lugar a compreensão desse uso nas pesquisas que são mediados pelas tecnologias de informação, portanto, a pesquisa na atualidade não vive sem o letramento digital, e apesar de em certos caso o conhecimento ser precário, não existe ninguém que não detenha alguma informação sobre o assunto, os nativos digitais engolem os estrangeiros digitais, metaforizando os dinossauros digitais ( estrangeiros digitais). Os professores que ainda não compreenderam o processo e importância do letramento digital, reclamam que os alunos não tem interesse pelas atividades, que eles só sabem utilizar face book e conversar no watts,e os pobres dinossauros fechados e limitados no uso das tecnologias, proíbem em sala de aula o uso dos mesmos. Há urgência de tomar posse desse saber, entender que professor e aluno precisam apropriar-se não só do termo letramento digital , mas alfabetizar-se quanto o uso das tecnologias.
Thais Martins Ramos - 26/08/2019 16:08:04
Letramento Digital
A palavra “letramento”, apresenta o conceito do ato de ler e escrever dentro de uma sociedade alfabetizada. Se formos mais adiante, observaremos que esse conceito ainda é vago e precisa ser aprimorado. Um ser “letrado” é aquele que apropria-se dos símbolos linguísticos e os transforma em comunicação, ou seja, o ser considerado apto para exercer o ato de comunicação das linguagens.
Atualmente, nos deparamos com outro termo: Letramento Digital. Tendo em vista o parágrafo anterior, podemos perceber que, aqui, nos deparamos com a “era tecnológica” ou “era digital”. Os meios de comunicação viabilizados pela tecnologia e pela mídia. O indivíduo para se tornar letrado digitalmente, precisa acompanhar os avanços tecnológicos, o uso do celular, por exemplo, considerado por muitas pessoas um uso caracterizado pelo nível difícil de manusear. O computador, é de extrema importância e várias áreas de profissionalização e educação.
Outro termo que nos remete ao letramento digital: Tecnologias de Informação e Comunicação, neste conceito aprendemos não somente a manusear como também a adquirir habilidade e conhecimentos tecnológicos, é o uso prático das ferramentas de informação e comunicação. É o ato de usar a tecnologia digital, ou seja, criar, organizar, manusear, aprimorar, usufruir e etc. dos meios de informação e comunicação disponíveis em nossa sociedade. É possível notar, também, que com o passar dos anos os meios de comunicação (a tecnologia, em si) vêm ganhando um espaço maior na vida cotidiana e se tornando cada vez mais importantes e essenciais para o trabalho e vida pessoal.
Podemos concluir, que letramento digital para a área de educação, como formação de professores, formação acadêmica, práticas docentes, entre outros, mostra-se de grande relevância para a conclusão de cada etapa e para aperfeiçoamento das práticas sociais, tendo em vista, a possibilidade de adequação, inovação e aprimoramento de suas experiências educacionais, afim de oportunizar um aprendizado de qualidade e dinâmico.
Cintia Viera de Moura - 26/08/2019 15:08:47
O letramento digital está presente no nosso dia-a-dia, sendo na troca de e-mail, uso de mensagens instantaneas em aplicativos e também em pesquisas acadêmicas. Com o passar dos anos e com constante mudanças nos meios tecnológicos tivemos que nos adaptar para acompanhar as novas tecnologias. Acredito que o uso de ferramentas digitais é importante para acrescentar conhecimento, pois com a facilidade de pesquisa temos um grande leque de informação, grande parte da população faz uso das redes sociais como forma de interação social, não somente com a leitura e escrita de textos,mas também imagens sejam pessoais ou não, sendo o letramento digital de bastante relevância para a comunicação da sociedade.
Thais Martins Ramos - 26/08/2019 15:08:05
Letramento Digital
A palavra “letramento”, apresenta o conceito do ato de ler e escrever dentro de uma sociedade alfabetizada. Se formos mais adiante, observaremos que esse conceito ainda é vago e precisa ser aprimorado. Um ser “letrado” é aquele que apropria-se dos símbolos linguísticos e os transforma em comunicação, ou seja, o ser considerado apto para exercer o ato de comunicação das linguagens.
Atualmente, nos deparamos com outro termo: Letramento Digital. Tendo em vista o parágrafo anterior, podemos perceber que, aqui, nos deparamos com a “era tecnológica” ou “era digital”. Os meios de comunicação viabilizados pela tecnologia e pela mídia. O indivíduo para se tornar letrado digitalmente, precisa acompanhar os avanços tecnológicos, o uso do celular, por exemplo, considerado por muitas pessoas um uso caracterizado pelo nível difícil de manusear. O computador, é de extrema importância e várias áreas de profissionalização e educação.
Outro termo que nos remete ao letramento digital: Tecnologias de Informação e Comunicação, neste conceito aprendemos não somente a manusear como também a adquirir habilidade e conhecimentos tecnológicos, é o uso prático das ferramentas de informação e comunicação. É o ato de usar a tecnologia digital, ou seja, criar, organizar, manusear, aprimorar, usufruir e etc. dos meios de informação e comunicação disponíveis em nossa sociedade. É possível notar, também, que com o passar dos anos os meios de comunicação (a tecnologia, em si) vêm ganhando um espaço maior na vida cotidiana e se tornando cada vez mais importantes e essenciais para o trabalho e vida pessoal.
Podemos concluir, que letramento digital para a área de educação, como formação de professores, formação acadêmica, práticas docentes, entre outros, mostra-se de grande relevância para a conclusão de cada etapa e para aperfeiçoamento das práticas sociais, tendo em vista, a possibilidade de adequação, inovação e aprimoramento de suas experiências educacionais, afim de oportunizar um aprendizado de quali dade e dinâmico.
JULIAN DAGMAR RODRIGUES - 26/08/2019 14:08:19
Importante os aspectos culturais estarem inclusos no Letramento Digital na forma de construção da relação professor/aluno. Nas experiências que obtive como professor de Português e Literatura, sempre utilizei as tecnologias que estavam à disposição, mesmo esbarrando nas dificuldades encontradas na escola pública. Tanto o aluno, quanto o professor têm dificuldades em conseguir o material necessário para que ocorra esse processo de aproximação do ensino com a tecnologia em muitas regiões do nosso país.
Nesse âmbito cultural mais carente, que ainda encontramos nos dias atuais, encontram-se formas de criatividade e interação que necessitam de um “desdobramento” do professor e do aluno, para que ocorra o desenvolvimento de ambos. Como exemplo posso citar a minha experiência ao desenvolver a metodologia de imprimir variedades de “memes”, pois não tínhamos como utilizar os laboratórios da escola, como um primeiro contato com os alunos e conduzi-los a uma autocrítica das dificuldades que encontram na disciplina.
Yago Borges Moreira - 25/08/2019 20:08:03
A cada novo dia que passa, lemos em algum lugar que a sociedade está passando por diversas (e efêmeras) transformações. Alguns dos balizadores mais importantes, que nos fazer ter essa percepção são, sem sombra de dúvidas, o avanço tecnológico a comunicação e as inúmeras evoluções científicas - dentre elas, o próprio letramento digital.
Essa realidade tem provocado diferentes mudanças sociais, culturais, econômicas, além de ter influenciado a comunidade educacional, dentro das escolas e na própria prática docente. Como o acesso à informação está mais acessível para grande parte da população, diversas habilidades, como a curiosidade, liberdade de expressão e autonomia na aprendizagem, começam a se desenvolver com mais naturalidade.
Além disso, a possibilidade de apoderação dos meios digitais como aporte de aprendizagem, alavanca as possibilidades crescimento e qualificação profissional. A exemplo disso, podemos destacar a graduação à distância: uma modalidade de acesso ao ensino superior, através de tecnologias digitais, que facilita a vida de pessoas que precisam conciliar trabalho e estudos.
De forma geral, entendo que o letramento digital é uma necessidade do atual momento vivido por nós, pois ajuda em diversos aspectos da aprendizagem contemporânea, como a universalidade e o alcance de conhecimentos que sem o uso de tecnologias, não estariam ao nosso alcance. Ou seja, a facilidade de acesso a conteúdos que antes não eram tão palpáveis. Como exemplo, podemos citar um aluno de francês que gostaria de ler um jornal nesse idioma. Antigamente precisava esperar o jornal chegar até aqui. Hoje ele acessa pela internet.
Por último, gostaria de fazer uma consideração acerca da convergência entre o letramento digital e o “letramento convencional”. Acredito que um não veio para acabar com o outro. Entendo que a escrita e os meios de comunicação apenas evoluíram. Assim como no passado utilizava-se cartas – escritas à mão ou em máquinas de datilografar – para transmitir uma informação, hoje fazemos isso através de: sms (mensagens de texto); mensagens de whats App; publicações em redes sociais on-line; comentários; escritos com a ajuda de teclados de computadores ou telas toutch screem de celulares. Portando, entendo que a evolução desses processos é algo que só vem a agregar e nós precisamos nos adaptar.
Yago Borges Moreira - 25/08/2019 20:08:24
A cada novo dia que passa, lemos em algum lugar que a sociedade está passando por diversas (e efêmeras) transformações. Alguns dos balizadores mais importantes, que nos fazer ter essa percepção são, sem sombra de dúvidas, o avanço tecnológico a comunicação e as inúmeras evoluções científicas - dentre elas, o próprio letramento digital.
Essa realidade tem provocado diferentes mudanças sociais, culturais, econômicas, além de ter influenciado a comunidade educacional, dentro das escolas e na própria prática docente. Como o acesso à informação está mais acessível para grande parte da população, diversas habilidades, como a curiosidade, liberdade de expressão e autonomia na aprendizagem, começam a se desenvolver com mais naturalidade.
Além disso, a possibilidade de apoderação dos meios digitais como aporte de aprendizagem, alavanca as possibilidades crescimento e qualificação profissional. A exemplo disso, podemos destacar a graduação à distância: uma modalidade de acesso ao ensino superior, através de tecnologias digitais, que facilita a vida de pessoas que precisam conciliar trabalho e estudos.
De forma geral, entendo que o letramento digital é uma necessidade do atual momento vivido por nós, pois ajuda em diversos aspectos da aprendizagem contemporânea, como a universalidade e o alcance de conhecimentos que sem o uso de tecnologias, não estariam ao nosso alcance. Ou seja, a facilidade de acesso a conteúdos que antes não eram tão palpáveis. Como exemplo, podemos citar um aluno de francês que gostaria de ler um jornal nesse idioma. Antigamente precisava esperar o jornal chegar até aqui. Hoje ele acessa pela internet.
Por último, gostaria de fazer uma consideração acerca da convergência entre o letramento digital e o “letramento convencional”. Acredito que um não veio para acabar com o outro. Entendo que a escrita e os meios de comunicação apenas evoluíram. Assim como no passado utilizava-se cartas – escritas à mão ou em máquinas de datilografar – para transmitir uma informação, hoje fazemos isso através de: sms (mensagens de texto); mensagens de whats App; publicações em redes sociais on-line; comentários; escritos com a ajuda de teclados de computadores ou telas toutch screem de celulares. Portando, entendo que a evolução desses processos é algo que só vem a agregar e nós precisamos nos adaptar.
Charlize Goulart Leal - 24/08/2019 23:08:27
O Letramento Digital e a Sala de Aula
Vivemos em um mundo onde tudo acontece muito rápido, muito instantâneo. Vemos a necessidade de inovar o ambiente estudantil, onde a maioria dos alunos possui celular com acesso a internet ou redes wi-fi livres. O interessante é analisar como isso poderia ser usado para chamar atenção do aluno e não distrair o mesmo.
Em primeiro lugar, cabe ao professor pensar em atividades interessantes para chamar atenção dos alunos, não com o celular propriamente dito, mas no laboratório de informática que a escola pode disponiblizar ou até mesmo aula em slides, com vídeos, imagem e sons. Faz muito tempo que a escola deixou de ensinar usando somente o quadro e giz. Porém, sabemos que essa não é uma realidade em todas as comunidades, escolas, etc. Muitos alunos carentes nunca tiveram contato com a internet, cabe ao professor e a escola oportunizarem esse primeiro contato.
Como mencionado nos textos auxiliadores, o termo Letramento Digital" já foi chamado de letramento visual, tecnológico, computacional, entre outros, uma inovação, algo que vai além da escrita, que usa imagens e se aproveita da tecnologia pra mostrar a sala de aula coisas que vão além do papel.
É de fundamenal importância o uso desses recursos para o maior aproveitamento da disciplina, seja ela qual for. A escola precisa ser inovada e deixar de lado vários preconceitos da escola tradicional.
ANA CLÁUDIA LEMOS DE OLIVEIRA - 24/08/2019 13:08:26
O que é letramento digital?
Ana Cláudia Lemos de Oliveira
Letramento é uma palavra quase que autoexplicativa que significa o ato de letrar, ou seja, tecer processos de aprendizagens que estão localizados no campo das letras. Porém, o letramento digital é um novo conceito que avança para o campo das tecnologias e da inovação e seriam estratégias de ensino-aprendizagem modernas que se realizam através de instrumentos como: celular, computador e tablet. É muito importante que os professores estejam preparados e atentos para aprender, desenvolver e aplicar tecnologias em sala de aula com os seus alunos, mas, para isso, é necessário investir no conhecimento e treinamento do docente. O nosso tempo é muito curto para desenvolvermos tantas atividades cotidianamente que nos são impostas pela sociedade globalizada e, dessa forma, com o bom uso das tecnologias em nosso favor, as pessoas acabam ganhando mais tempo, mas, todavia, é preciso saber usá-las adequadamente.
É possível através do celular, por exemplo, realizarmos incontáveis atividades como: pagar contas, fazer pesquisas, utilizar sistema de GPS, baixar aplicativos, enviar um e-mail, realizar um cadastro, pedir um cartão de crédito, assistir um filme, ouvir música, marcar consulta, pedir comida, comprar um livro, estudar... Mas, infelizmente, o ambiente virtual de algumas escolas públicas é muito precário, não porque os alunos não tenham tecnologia em mãos, mas porque, muitas vezes, a escola não dispõe de laboratórios de informática, os equipamentos existentes estão obsoletos e não há internet ou sistema de wi-fi instalado no local, impossibilitando assim, o acesso à internet. O inverso também é passível de acontecer e, às vezes, não há interesse por parte dos professores em realizar atividades desse tipo geralmente por falta de treinamento, conhecimento e informação na área.
No mundo das tecnologias é notório que o conhecimento dos alunos, muitas vezes, ultrapassa o do professor sem limites. Portanto, o docente acaba evitando o uso das tecnologias por não dominá-las, ainda que minimamente. Através do letramento digital é possível ampliar as fronteiras do desenvolvimento educacional nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos, realizando atividades em plataformas online de casa ou em ambiente condicionado, otimizando promissores resultados. Por tanto, não há forma melhor de gerar informação para os alunos do que um ambiente virtual adequado na escola e um professor preparado para ensinar os estudantes à navegar na web com segurança e qualidade em busca de conhecimento e atividades relevantes. De qualquer forma, o professor que visa o letramento digital dos seus alunos, mesmo diante de adversidades, sempre conseguira uma maneira de improvisar com aquilo que dispõe e usar as tecnologias disponíveis dentro do seu contexto escolar da forma mais inovadora e criativa possível.
A partir do exposto acima, concluo com uma frase de Pier Paolo Pasolini que diz: “Não se pode ensinar se ao mesmo tempo não se aprende.”
ANA CLÁUDIA LEMOS DE OLIVEIRA - 24/08/2019 12:08:37
O que é letramento digital?
Ana Cláudia Lemos de Oliveira
Letramento é uma palavra quase que autoexplicativa que significa o ato de letrar, ou seja, tecer processos de aprendizagens que estão localizados no campo das letras. Porém, o letramento digital é um novo conceito que avança para o campo das tecnologias e da inovação e seriam estratégias de ensino-aprendizagem modernas que se realizam através de instrumentos como: celular, computador e tablet. É muito importante que os professores estejam preparados e atentos para aprender, desenvolver e aplicar tecnologias em sala de aula com os seus alunos, mas, para isso, é necessário investir no conhecimento e treinamento do docente. O nosso tempo é muito curto para desenvolvermos tantas atividades cotidianamente que nos são impostas pela sociedade globalizada e, dessa forma, com o bom uso das tecnologias em nosso favor, as pessoas acabam ganhando mais tempo, mas, todavia, é preciso saber usá-las adequadamente.
É possível através do celular, por exemplo, realizarmos incontáveis atividades como: pagar contas, fazer pesquisas, utilizar sistema de GPS, baixar aplicativos, enviar um e-mail, realizar um cadastro, pedir um cartão de crédito, assistir um filme, ouvir música, marcar consulta, pedir comida, comprar um livro, estudar... Mas, infelizmente, o ambiente virtual de algumas escolas públicas é muito precário, não porque os alunos não tenham tecnologia em mãos, mas porque, muitas vezes, a escola não dispõe de laboratórios de informática, os equipamentos existentes estão obsoletos e não há internet ou sistema de wi-fi instalado no local, impossibilitando assim, o acesso à internet. O inverso também é passível de acontecer e, às vezes, não há interesse por parte dos professores em realizar atividades desse tipo geralmente por falta de treinamento, conhecimento e informação na área.
No mundo das tecnologias é notório que o conhecimento dos alunos, muitas vezes, ultrapassa o do professor sem limites. Portanto, o docente acaba evitando o uso das tecnologias por não dominá-las, ainda que minimamente. Através do letramento digital é possível ampliar as fronteiras do desenvolvimento educacional nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos, realizando atividades em plataformas online de casa ou em ambiente condicionado, otimizando promissores resultados. Por tanto, não há forma melhor de gerar informação para os alunos do que um ambiente virtual adequado na escola e um professor preparado para ensinar os estudantes à navegar na web com segurança e qualidade em busca de conhecimento e atividades relevantes. De qualquer forma, o professor que visa o letramento digital dos seus alunos, mesmo diante de adversidades, sempre conseguira uma maneira de improvisar com aquilo que dispõe e usar as tecnologias disponíveis dentro do seu contexto escolar da forma mais inovadora e criativa possível.
A partir do exposto acima, concluo com uma frase de Pier Paolo Pasolini que diz: “Não se pode ensinar se ao mesmo tempo não se aprende.”
ANA CLÁUDIA LEMOS DE OLIVEIRA - 24/08/2019 12:08:23
O que é letramento digital?
Ana Cláudia Lemos de Oliveira
Letramento é uma palavra quase que autoexplicativa que significa o ato de letrar, ou seja, tecer processos de aprendizagens que estão localizados no campo das letras. Porém, o letramento digital é um novo conceito que avança para o campo das tecnologias e da inovação e seriam estratégias de ensino-aprendizagem modernas que se realizam através de instrumentos como: celular, computador e tablet. É muito importante que os professores estejam preparados e atentos para aprender, desenvolver e aplicar tecnologias em sala de aula com os seus alunos, mas, para isso, é necessário investir no conhecimento e treinamento do docente. O nosso tempo é muito curto para desenvolvermos tantas atividades cotidianamente que nos são impostas pela sociedade globalizada e, dessa forma, com o bom uso das tecnologias em nosso favor, as pessoas acabam ganhando mais tempo, mas, todavia, é preciso saber usá-las adequadamente.
É possível através do celular, por exemplo, realizarmos incontáveis atividades como: pagar contas, fazer pesquisas, utilizar sistema de GPS, baixar aplicativos, enviar um e-mail, realizar um cadastro, pedir um cartão de crédito, assistir um filme, ouvir música, marcar consulta, pedir comida, comprar um livro, estudar... Mas, infelizmente, o ambiente virtual de algumas escolas públicas é muito precário, não porque os alunos não tenham tecnologia em mãos, mas porque, muitas vezes, a escola não dispõe de laboratórios de informática, os equipamentos existentes estão obsoletos e não há internet ou sistema de wi-fi instalado no local, impossibilitando assim, o acesso à internet. O inverso também é passível de acontecer e, às vezes, não há interesse por parte dos professores em realizar atividades desse tipo geralmente por falta de treinamento, conhecimento e informação na área.
No mundo das tecnologias é notório que o conhecimento dos alunos, muitas vezes, ultrapassa o do professor sem limites. Portanto, o docente acaba evitando o uso das tecnologias por não dominá-las, ainda que minimamente. Através do letramento digital é possível ampliar as fronteiras do desenvolvimento educacional nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos, realizando atividades em plataformas online de casa ou em ambiente condicionado, otimizando promissores resultados. Por tanto, não há forma melhor de gerar informação para os alunos do que um ambiente virtual adequado na escola e um professor preparado para ensinar os estudantes à navegar na web com segurança e qualidade em busca de conhecimento e atividades relevantes. De qualquer forma, o professor que visa o letramento digital dos seus alunos, mesmo diante de adversidades, sempre conseguira uma maneira de improvisar com aquilo que dispõe e usar as tecnologias disponíveis dentro do seu contexto escolar da forma mais inovadora e criativa possível.
A partir do exposto acima, concluo com uma frase de Pier Paolo Pasolini que diz: “Não se pode ensinar se ao mesmo tempo não se aprende.”
MICHELE SOARES NETTO - 23/08/2019 16:08:20
Do ponto de vista do professor, o termo “letramento digital” é o aprendizado dos alunos na parte digital. A vantagem do letramento é que torna os alunos capazes de se adaptarem a qualquer novidade que surge da parte tecnológica. Um dos desafios encontrado sneste aprendizado é que não tem como garantir uma igualdade no conhecimento, pois o progresso do aluno depende do nível social, do ambiente que ele convive, depende do acesso do aluno a equipamentos digitais.
Para mim o letramento digital vem proporcionar diferentes ferramentas que eu não tinha o conhecimento, na vida acadêmica penso que facilita muito na produção, ou apresentação, de um trabalho tendo esse entendimento.
Na minha vida profissional é essencial que eu saiba o básico dos softwares na criação de projetos, e se eu apresentar um desenho tridimensional e renderizado, enriquece mais ainda o eu trabalho.
Jéssica Lulier Rodrigues - 22/08/2019 00:08:16
Letramento Digital
O uso da tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, usamos a internet praticamente todo o dia, por diversas razões como fazer compras, pagar contas e principalmente comunicar-se e adquirir informaçao. A internet chegou pra facilitar nossa vida, e diferente do que muitas pessoas pensam no uso da tecnologia se pratica a leitura e a escrita.
Letramento Digital é a pratica do que a pessoa sabe do uso da tecnologia, ou seja, o dominio que o individuo tem sobre o uso de aparelhos tecnologicos. A busca de informações através da das ferramentas eletronicas.
Infelizmente a escola ainda não está se adaptando com a tecnologia, o professor se depara com essa realidade a tecnologia faz parte da vida dos alunos, especialmente os jovens, o mundo sofreu grandes modificações e a escola também tem que se adaptar a essa nova era. O uso da tecnologia em sala de aula tem o objejtivo de deixar o aprendizado mais atraente, explorando diversas ferramentas de conhecimento, como videos, palestras, data show, jogos, entre outros.
Legal! Aprendemos um pouco mais sobre Letramento Digital.
Contine a atividade.