Visitante
Visitante
-
Ranking Geral
ver
top 20
Top 20 - Ranking Geral
- 1° Vilson Leffa
- 2° Osmar Miranda Re...
- 3° Ana Paula Atalib...
- 4° Susane da Silva ...
- 5° Bruno Horta Liza
- 6° Marcia Froehlich
- 7° Vinícius Olivei...
- 8° Vera Maria Wilso...
- 9° Jose Braz de Oli...
- 10° Mirelle de Souza...
- 11° leticia c b mene...
- 12° Débora Racy Soa...
- 13° Caroline Romão
- 14° Luís Eduardo We...
- 15° Claydson Rdrigue...
- 16° Aline da Rocha N...
- 17° Maria do Carmo P...
- 18° Fabiane Beletti ...
- 19° Thiago da Silva ...
- 20° flavio garcia da...
Conquistas
Sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Iniciemos com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Com o advento da internet e suas milhares de possibilidades, a popularização de cursos a distância e os inúmeros recursos online, cada vez mais se faz necessário compreender esse mundo virtual aplicado ao ensino, como também seu funcionamento. Por isso, abaixo você verá uma pequena introdução sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
No decorrer desta atividade você também encontrará informações sobre REAS e Sistemas de Autoria
_________________________________________________________________
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: O que são?
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, conhecidos como AVA, são softwares ou plataformas de ensino onde alunos e professores interagem no processo ensino-aprendizagem.
O AVA pode ser utilizado como complemento às aulas presenciais ou pode exercer o papel da sala de aula em cursos a distância - EAD. Nesse caso, é lá que o professor irá desenvolver suas atividades pedagógicas para que o aluno construa seu conhecimento. Para isso, um AVA deve conter recursos capazes de possibilitar ao aprendiz as condições necessárias ao desenvolvimento de seus conhecimentos. Mesmo sendo um ambiente virtual, o aluno deve se sentir amparado através de feedbacks, seja em atividades ou no esclarecimento de suas dúvidas. Os feedbacks podem ocorrer através de fóruns, e-mails, salas de bate-papo ou mesmo em tempo real quando da realização de atividades dentro do ambiente, se o espaço assim o permitir.
Por isso, assim como no espaço físico da sala de aula, a aprendizagem online exige a mediação do professor-tutor para orientação no processo de aprendizagem. É ele (professor) quem vai estabelecer o projeto pedagógico que vai nortear esse aprendizado através dos conteúdos propostos.
No ambiente virtual, diferentemente da sala de aula, aluno e professor somente estarão no mesmo espaço eventualmente, pois uma das vantagens da EAD é exatamente a disponibilidade de horários conforme a possibilidade do aprendiz. Tendo como exigência a frequência nos acessos sem horários pré-estabelecidos. O aluno é quem vai se programar dentro dos horários que melhor lhe convierem. Assim, a relação professor/aluno e aluno/aluno dar-se-á no ambiente através das ferramentas de interação disponíveis. Essas ferramentas devem proporcionar o máximo de interatividade para que o aluno não se sinta isolado ou abandonado, daí a importância dos feedbacks do professor, que são disponibilizados no AVA através de ferramentas de interação e interatividade que variam de acordo com a plataforma e com os objetivos do curso, podendo ser síncronas e/ou assíncronas, ou somente assíncronas.
É neste contexto que o professor/tutor/mediador irá se fazer presente ao aluno no saneamento de dúvidas e questionamentos particulares ou do grupo, construindo uma aprendizagem colaborativa a partir do incentivo à participação de todo o grupo. Da mesma forma também deverá acontecer quanto à realização das atividades propostas. É essa recíproca que proporcionará ao estudante a percepção de que ele é notado. Este é um dos fatores que irão contribuir para a permanência desse discente no curso.
______________________________________________________________________________
Para reforçar o conhecimento sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, abaixo você deverá relacionar as informações sobre o assunto.
Vamos lá?