Texto explicativo
Para criar uma atividade, você precisa fazer seu cadastro no ELO
como Professor. Se por acaso você ainda não se cadastrou, basta seguir
as instruções que aparecem na página ao entrar no ELO.
Entre no espaço do professor e clique em CRIAR UMA NOVA ATIVIDADE.
Deverá aparecer a tela abaixo.
Preencha os campos com as informações solicitadas (Note que passando
o mouse sobre as indicações você recebe instruções adicionais).
Digite um título significativo, que facilite a busca do aluno.
Escreva as palavras-chave, separadas apenas por espaço. Um número
razoável seria cinco, mas, para facilitar o acesso à sua atividade,
você pode fornecer mais. Cada palavra-chave é formada por uma única
palavra. No ELO, o segmento “casa de madeira” seriam três
palavras-chave.
Escolha a área. Exemplos possíveis são: “Língua Inglesa”, “Língua
Espanhola”, “PLE”, “Gramática”, “Leitura”, etc.
Na coluna da direita, simplesmente escolha as opções que se encaixam no
seu caso.
Como nenhum módulo ainda foi adicionado, a janela abaixo aparece em
branco:
Selecione o tipo de módulo que você deseja produzir, escolhendo entre Texto, Vídeo, Jogo da memória, Cloze, Eclipse, Sequência e Quiz.
Depois de selecionar o tipo de módulo, dê um título a ele. Use um
título significativo, que reflita o conteúdo que você vai desenvolver.
Texto, vídeo, quiz, por exemplo, NÃO são títulos significativos.
Agora uma pergunta importante: Você vai permitir que outros professores
utilizem este módulo? Se você permitir, o módulo que você está
produzindo será salvo no repositório de módulos do ELO e poderá ser
usado por outros professores. É parte da filosofia do ELO que o
trabalho seja compartilhado.
Pronto. Agora é só clicar em OK para editar o módulo.
À medida que você vai criando os módulos, o sumário da atividade vai crescendo. Clique nas flechas à esquerda e arraste para alterar a ordem dos títulos, clique nos títulos para editar novamente um determinado módulo e clique nos retângulos à direita para excluir algum módulo.
DUAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA TERMINAR
Primeira observação importante: o planejamento
Uma boa atividade requer planejamento, com uniformidade temática e, é
bom repetir, títulos significativos (para a atividade e para os
módulos). Faça um roteiro prévio ou um “story board”, como se
você estivesse preparando um filme. Sem esses cuidados, sua atividade
vira um “saco de gatos”.
Exemplo de uma atividade bem planejada, com indicação do conteúdo:
Exemplo de uma atividade MAL planejada, SEM indicação do conteúdo:
O problema principal dessa atividade é que os módulos não têm
títulos significativos. Dentro do contexto “Viagem”, os títulos “A ida”
e “A volta” até fazem sentido, mas estão presos a esse contexto. Como
os módulos são compartilhados, um outro professor provavelmente não
teria condições de atinar qual seria seu conteúdo. Evite também
palavras como “Introdução” ou “Conclusão”, que não fazem sentido fora
da atividade. E principalmente, não use a classificação do módulo, o
tipo, como título. Títulos como “Quiz", “Vídeo” ou “Eclipse” são
redundantes e nada acrescentam ao que o ELO já oferece automaticamente.
Em suma, o título do módulo precisa ser descontextualizado,
com significado próprio, independente da atividade e independente de
sua classificação (Close, Quiz, Eclipse...), para facilitar sua
localização por outros professores quando estiverem produzindo suas
atividades.
Segunda observação importante: o conceito de módulo
Para concluir, pense em cada módulo como a peça de um jogo de montar
que pode ser usada para criar diferentes atividades. Visualizando:
Módulos são objetos de aprendizagem... |
...usados para montar atividades de aprendizagem. |
|
|
É isso. Bom trabalho!