Textos selecionados

Explicando o ELO na teoria e na prática

LEFFA, V. J.; COSTA, R. A. ; BEVILÁQUA, A. F. O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In: FINARDI, K. R.; TÍLIO, R.; BORGES, V; DELLAGNELO, A.; RAMOS FILHO, E.. (Org.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 267-297.

BEVILÁQUA, ANDRÉ FIRPO ; LEFFA, V. J. ; KIELING, Helena dos Santos . Espanhol como língua estrangeira (e/le), acción poética e xenofobia: uma experiência pedagógica com um recurso educacional aberto na perspectiva dos letramentos críticos. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, p. 759-778, 2019.

BEVILÁQUA, A. F.; Leffa, V. J.; COSTA, R. A.; FIALHO, V. R. Ensino de línguas online: um sistema de autoria aberto para a produção e adaptação de recursos educacionais abertos. Calidoscópio, v. 15, p. 190-200, 2017.

COSTA, R. A.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; LEFFA, V. J. Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil. Veredas, v. 20, p. 1-20, 2016.

COSTA, R. A.; LEFFA, V. J. Produção Colaborativa de REA para o Ensino de Línguas: da Interação à Coautoria. EAD em Foco, v. 7, p. 37-49, 2017.

DUARTE, G. B; ALDA, L. S. ; LEFFA, V. J. Gamificação e o feedback corretivo: considerações sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras pelo Duolingo. Raído (Online), v. 10, p. 114-128, 2016.

LEFFA, V. J. Uma ferramenta de autoria para o professor: o que é e o que faz. Letras de Hoje. v. 41, n. 144, p. 189-214. 2006.

LEFFA, V. J. Uma outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, recursos educacionais abertos e ensino de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, p. 353-378, 2016.