Compreensão de texto: O aluno escolhe a opção que melhor define um determinado aspecto do texto, desde a compreensão local até a compreensão global.
Figuras: O aluno escolhe de uma série de pequenos parágrafos, aquele que melhor descreve a figura que está sendo mostrada (incluindo posição dos objetos, cores, tamanhos, aparência das pessoas, relacionamentos, crítica feita em uma charge etc.).
Gráficos: O aluno escolhe a interpretação correta de um gráfico, mapa, dados apresentados numa tabela, números numa planilha etc.
Instrumentos: O aluno escolhe a interpretação correta do que está sendo mostrada num instrumento de medição, a hora marcada num relógio etc.
Perguntas de identificação: O aluno faz um rastreamento do texto para identificar alguns elementos pontuais: Qual é a frase que contém a ideia principal do terceiro parágrafo? Quantos personagens existem na história? Que palavra é usada no texto para identificar ... ? Quem ... ? Onde ... ? O que ... ? Como ... ? Por que ...?
Reescrita: O aluno reescreve um segmento, introduzindo alguma modificação.