Construindo feedback no ELO

ELO possibilita o uso de três tipos de feedback para a resposta do aluno no módulo Quiz: (1) Genérico, (2) Situado e (3) Progressivo. O uso adequado desses três tipos de feedback simula a interação professor-aluno na sala de aula. O professor não apenas avalia a resposta do aluno, mas também ajuda seu desempenho, fornecendo pistas quando necessário.


UMA NOTA SOBRE A CHAVE DE RESPOSTA NO MÓDULO QUIZ


A figura abaixo mostra uma possível chave de resposta, já preenchida pelo professor.

Flor

Vejamos alguns detalhes importantes.

A opção “Correta” significa que a resposta do aluno estará correta se nela aparecer a sequência de letras “flor”.

Se o aluno escrever “FLOR” (em maiúsculas), “flores” (no plural) ou segmentos maiores como “Devemos dar uma flor no dia das mães”, todas essas respostas serão consideradas corretas. Basta aparecer o segmento “flor”. Acentos e cedilha são ignorados.

ELO também permite que o professor use opções incorretas, se assim desejar. No exemplo acima, se a opção incorreta fosse marcada para a palavra flor, o aluno não poderia usá-la em sua resposta. Nesse caso, o professor provavelmente forneceria um feedback, explicando a razão.


FEEDBACK GENÉRICO

Informa ao aluno se sua resposta está correta ou incorreta, sem explicar a razão pelo erro ou pelo acerto.  Se estiver correta, dá uma resposta como “Muito bem!”, “Parabéns!”, “Você acertou.” Se estiver incorreta, algo como “Sinto muito.” “Não foi desta vez”, ou o famoso “Tente novamente.” É um feedback genérico porque serve para todas as perguntas.

A figura abaixo mostra a pergunta feita pelo professor no Módulo Quiz (Quantos repositórios tem o ELO?). Note que a barra superior, de cor azul, mostra exatamente onde ele está dentro do sistema (Ambiente do professor, nível da atividade, produzindo um módulo; no caso o Quiz):

repositorios


A figura abaixo mostra a chave que o professor forneceu para analisar a resposta do aluno e o feedback para a resposta correta.

Chave

 

Desconstruindo:

Correta

A figura acima mostra que a opção é correta.

Abaixo está a chave para analisar a resposta do aluno. No caso, a resposta estará correta se o aluno escrever “dois” ou “2”. Não se preocupe com a fórmula; ela é construída automaticamente pelo ELO. O professor só fornece as duas palavras no formulário do Quiz. (Ver o item “Expressão Regular”).

ER

 

FEEDBACK SITUADO

É o feedback que é dado em cima do que o aluno escreveu, usando elementos que estão em sua resposta. Usando o exemplo acima, com o feedback genérico, vamos supor que o professor suspeite que haja uma grande possibilidade de o aluno responder que o ELO tem três repositórios. Nesse caso, o professor apresenta mais uma opção, agora incorreta, usando a chave (três, 3) e acrescenta mais um feedback, explicando porque essa não é resposta correta. Quando o aluno faz a atividade, o ELO, se a situação ocorrer, avalia negativamente a resposta, descontando o escore, e retomando a pergunta.

Vejamos um exemplo mais significativo, usando uma atividade de leitura em segunda língua:

Imaginemos o segmento abaixo, retirado, traduzido e adaptado de um texto maior sobre a origem do dia das mães:

“Anna Jarvis, que criou o dia das mães, gostaria que déssemos a elas um cravo branco; ela acreditava que ele significava a pureza do amor materno”.

Vejamos esquematicamente como o professor usou o recurso do Feedback Situado para interagir com o aluno:

Pergunta: De acordo com Anna Jarvis, que presente devemos dar para as mães no seu dia?

Chave 1 (incorreta): flor
Feedback Situado: Você respondeu que devemos dar flores, mas há uma resposta melhor. Tente novamente, por favor.

Chave 2 (incorreta): cravo
Feedback Situado: Você respondeu que devemos dar um cravo, mas faltou um detalhe importante. Tente novamente, por favor.

Chave 3 (correta): cravo branco
Feedback Situado: Certo! Devemos dar um cravo branco. Essa é a cor que simboliza a pureza do amor materno.


FEEDBACK PROGRESSIVO

O Feedback Progressivo envolve uma sequência de pistas que são sugeridas gradualmente ao aluno para cada resposta incorreta. O objetivo explícito dessas pistas é levar o aluno a escrever a resposta adequada, assistindo-o no seu desempenho. O Feedback Progressivo é diferente do Feedback Situado porque não é feito em cima da resposta do aluno e é ativado pelo ELO apenas quando o aluno não apresenta uma resposta correta. A figura abaixo mostra o preenchimento de uma dica na janela do Feedback Progressivo:

Progressivo

O feedback aparecerá para o aluno na mesma ordem em que for colocada no sistema. O professor pode optar por ir do mais geral ao mais específico, dando um feedback cada vez mais direto.

O exemplo abaixo mostra uma possível sequência de dicas para o feedback progressivo em uma atividade de leitura em língua estrangeira, com sugestão de pistas e estratégias para cada resposta incorreta: