Ditado musical: O aluno ouve uma música e vai aos poucos recuperando a letra.
Figuras: O aluno olha para uma figura, ou mesmo uma sequência de figuras, e tenta recuperar o texto que descreve a figura ou sequência.
Jogo das diferenças: O aluno lista as diferenças entre uma figura e outra (objetos que mudaram de posição, que desapareceram etc.).
Tradução: O aluno tenta recuperar um texto traduzido para a língua alvo.
Resumo: O aluno lê um texto completo e tenta recuperar o resumo.
Cata-palavras: O aluno lista as palavras de acordo com um determinado critério: verbos regulares em inglês que formam o passado em /t/; substantivos que formam o plural em /s/; adjetivos que descrevem um determinado personagem; palavras de sentido positivo etc.
Listas: As possibilidades são inúmeras, principalmente para recapitular o léxico no ensino da língua estrangeira: dias da semana, meses do ano, notas musicais, obras de um autor, cores do arco-íris, meios de transporte, o que se retira de uma bolsa quando se entra num banco, itens verificados na revisão de um carro, partes de uma casa, marcas de automóveis, itens da cesta básica, maneiras de colar numa prova, modos de perder um emprego, um namorado, etc.
Diálogos: O aluno reescreve um diálogo típico, com formas já padronizadas pelas convenções sociais: apresentando um amigo, comprando uma passagem, devolvendo um produto defeituoso etc.