CHAVE:
Escreva na chave a resposta esperada do aluno (gabarito). A chave pode ser um segmento maior ou menor do que uma palavra. ELO buscará a chave da resposta dentro do que o aluno escrever. Se a chave, por exemplo, for “portug”, qualquer coisa que o aluno escrever contendo “portug” ser considerada correta: “Portugal”, “portugueses”, “Um navegador português”, etc. Se a chave for maior que uma palavra, a resposta do aluno deverá conter todas as palavras. Se, por exemplo, a chave for “Um navegador português”, o aluno deverá escrever no mínimo “Um navegador português”. É possível inserir várias chaves para a mesma pergunta. Maiúsculas, minúsculas, acentos, til, cedilha são ignorados.
É possível usar chaves corretas e incorretas (às vezes previsíveis pelo professor).
Para mais detalhes sobre como combinar chaves de resposta, veja "Expressões regulares".
Se você desejar que o ELO aceite qualquer resposta do aluno, use o coringa * como único gabarito.
Não é possível inserir audiovisuais na chave.
UMA NOTA SOBRE A CHAVE DE RESPOSTA NO MÓDULO QUIZ
A figura abaixo mostra uma possível chave de resposta, já preenchida pelo professor.
Vejamos alguns detalhes importantes.
A opção “Correta” significa que a resposta do aluno estará correta se nela aparecer a sequência de letras “flor”.
Se o aluno escrever “FLOR” (em maiúsculas), “flores” (no plural) ou
segmentos maiores como “Devemos dar uma flor no dia das mães”, todas
essas respostas serão consideradas corretas. Basta aparecer o segmento
“flor”. Acentos e cedilha são ignorados.
ELO também permite que o professor use opções incorretas, se assim
desejar. No exemplo acima, se a opção incorreta fosse marcada para a
palavra flor, o aluno não poderia usá-la em sua resposta. Nesse caso, o
professor provavelmente forneceria um feedback, explicando a razão .
Escreva um feedback para cada chave de resposta, proporcionando um feedback situado para as respostas do aluno, corretas e incorretas
ELO possibilita o uso de três tipos de feedback para a resposta do
aluno no módulo Quiz: (1) Genérico, (2) Situado e (3) Progressivo. O
uso adequado desses três tipos de feedback simula a interação
professor-aluno na sala de aula. O professor não apenas avalia a
resposta do aluno, mas também ajuda seu desempenho, fornecendo pistas
quando necessário.
FEEDBACK GENÉRICO
Informa ao aluno se sua resposta está correta ou incorreta, sem
explicar a razão pelo erro ou pelo acerto. Se estiver correta, dá uma
resposta como “Muito bem!”, “Parabéns!”, “Você acertou.” Se estiver
incorreta, algo como “Sinto muito.” “Não foi desta vez”, ou o famoso
“Tente novamente.” É um feedback genérico porque serve para todas as
perguntas.
A figura abaixo mostra a pergunta feita pelo professor no Módulo Quiz
(Quantos repositórios tem o ELO?). Note que a barra superior, de cor
azul, mostra exatamente onde ele está dentro do sistema (Ambiente do
professor, nível da atividade, produzindo um módulo; no caso o Quiz):
A figura abaixo mostra a chave que o professor forneceu para
analisar a resposta do aluno e o feedback para a resposta correta.
Desconstruindo:
A figura acima mostra que a opção é correta.
Abaixo
está a chave para analisar a resposta do aluno. No caso, a resposta
estará correta se o aluno escrever “dois” ou “2”. Não se preocupe com a
fórmula; ela é construída automaticamente pelo ELO. O professor só
fornece as duas palavras no formulário do Quiz. (Ver o item “Expressão
Regular”).
FEEDBACK SITUADO
É o feedback que é dado em cima do que o aluno escreveu, usando
elementos que estão em sua resposta. Usando o exemplo acima, com o
feedback genérico, vamos supor que o professor suspeite que haja uma
grande possibilidade de o aluno responder que o ELO tem três
repositórios. Nesse caso, o professor apresenta mais uma opção, agora
incorreta, usando a chave (três, 3) e acrescenta mais um feedback,
explicando porque essa não é resposta correta. Quando o aluno faz a
atividade, o ELO, se a situação ocorrer, avalia negativamente a
resposta, descontando o escore, e retomando a pergunta.
Vejamos um exemplo mais significativo, usando uma atividade de leitura em segunda língua:
Imaginemos o segmento abaixo, retirado, traduzido e adaptado de um texto maior sobre a origem do dia das mães:
“Anna Jarvis, que criou o dia das mães, gostaria que déssemos a elas um
cravo branco; ela acreditava que ele significava a pureza do amor
materno”.
Vejamos esquematicamente como o professor usou o recurso do Feedback Situado para interagir com o aluno:
Pergunta: De acordo com Anna Jarvis, que presente devemos dar para as mães no seu dia?
Chave 1 (incorreta): flor
Feedback Situado: Você respondeu que devemos dar flores, mas há uma resposta melhor. Tente novamente, por favor.
Chave 2 (incorreta): cravo
Feedback Situado: Você respondeu que devemos dar um cravo, mas faltou um detalhe importante. Tente novamente, por favor.
Chave 3 (correta): cravo branco
Feedback Situado: Certo! Devemos dar um cravo branco. Essa é a cor que simboliza a pureza do amor materno.
Para o feedback, é possível incluir texto, imagens e vídeo, usando o editor do ELO. Clique nos links abaixo para ver inserir imagens e vídeos e como usar Expressões Regulares.